Brainbox Brainding Day discute a importância do branding na construção do ROI

Promovido pela Brainbox Design for Business, referência em design do país e parte do Grupo OM Marketing & Comunicação, o Brainbox Brainding Day foi realizado na última semana e reuniu especialistas em comunicação e branding para ampliar as discussões sobre os processos envolvidos na construção de marcas.

Zeh Henrique Rodrigues

Em um primeiro momento, o Diretor de Estratégias de Branding e Varejo da Brainbox, Zeh Henrique Rodrigues, esclareceu os conceitos principais do branding. Durante a fala, ressaltou a importância de pensar estrategicamente a marca, destacando que uma presença forte no imaginário do público é fruto de uma integração de três fatores: associação; reputação e diferenciação.

“O processo de branding pode ser feito para qualquer tipo ou tamanho de empresa. Essa estruturação permite a orientação de uma narrativa na qual a marca pode ser percebida pelos diferentes tipos de público”, complementou, citando como exemplo o Brainbox Branding System, metodologia de sucesso utilizada pela empresa há mais de dez anos para otimizar a construção de marcas de destaque no mercado.

No processo são consideradas três etapas principais: Brand Mapping (Mapeamento das informações, verificação dos públicos, análise da cultura e governança da empresa, pesquisa dos canais de comunicação, entre outros); Brand Core (análise do território e promessa da marca, buyer persona, investigação da clareza, conexão e cultura com o que é comunicado) e Brand Speech (revisão das linguagens visuais e verbais para otimização da comunicação).

“Não existe projeto de branding que não tenha dados seguros e amostragem dos públicos envolvidos. Uma marca forte é aquela que oferece vantagem real aos seus públicos e sabe comunicar isso com clareza”, concluiu.

Durante o evento, três executivos contaram as suas próprias experiências de branding, todas realizadas em parceria com a Brainbox: Eloir Padilha (Gerente de Marketing do Grupo Vellore), Alexandre Brandão (CEO da Alexandria) e Elis d’Alessandro (Gerente de Marketing da Frimesa).

Em sua fala, Eloir Padilha destacou que o processo de branding pelo qual o Grupo Vellore (antigo Grupo Foxlux) passou recentemente ampliou a visão e possibilidades de mercado para a marca. “Além de profissionalizar muito a nossa comunicação, também nos ajudou em outras áreas de atuação. Além disso, nos trouxe mais segurança para tomar as decisões de mercado”, comentou.

Com um portfólio de quase 500 produtos, a Frimesa também celebrou os frutos do trabalho realizado em conjunto com a Brainbox. A marca, que dobrou o faturamento nos últimos cinco anos, agora se prepara para inaugurar o maior frigorífico da América Latina. “O trabalho de branding que realizamos faz parte de uma estratégia para ampliarmos as atividades em outros estados do país. Nesse sentido, a criação do nosso primeiro guia da marca nos ajudou a agregar modernidade à cultura já existente na empresa”, explicou Elis.

No relato de Alexandre Brandão, a importância do planejamento de marca e seus efeitos desde os primeiros anos de atividade da empresa. “Se você fizer ‘mais do mesmo’, naturalmente será esquecido. Talvez, se não tivéssemos feito o trabalho de branding no início da operação, não contaríamos com os mil funcionários atuais e nem com o sucesso de mercado que temos conquistado nos últimos anos”, encerrou.

Palestra internacional com Tim Calkins

Tim Calkins

Professor de Marketing Estratégico e Branding na Northwestern University’s Kellogg School of Management, Tim Calkins finalizou o evento com uma palestra sobre a influência das marcas na sociedade e a importância das mesmas se comunicarem bem em meio ao turbilhão de informações disponíveis atualmente.

“Em um mundo onde a confiança é escassa, as marcas desempenham um papel extremamente importante, pois se tornam uma fonte de confiança para o público. Quando as pessoas têm uma marca que conhecem e gostam, elas confiam. É uma conexão incrivelmente valiosa. A coisa mais importante sobre uma marca é que ela molda as nossas percepções sobre determinado produto ou serviço”, pontuou. “O que as marcas fazem é simplificar o mundo, elas nos ajudam a transformar resoluções complexas em decisões fáceis e, durante o processo, criam um valor enorme”, finalizou Calkins.

COMENTÁRIOS