Bandeirolas promocionais aplicadas de forma automática nas linhas levam Cereser a reduzir gastos para aproveitar as vendas sazonais de final do ano
(Publicado na revista EmbalagemMarca 2 – 2024)
Para os fabricantes de produtos sazonais, pegar carona nas vendas no momento de alta é fundamental. E isso, muitas vezes, pressupõe ações especiais para estimular consumidoras e consumidores a tomar a decisão final no ponto-de-venda.
Quem olha de fora, entretanto, pensa que tudo são flores. Mas por trás de ações que levam a picos de venda há, sempre, algumas dores. Em geral, elas são sentidas nas linhas de produção, que precisam lidar com volumes mais altos e, eventualmente, com tarefas adicionais, sem aumento da capacidade produtiva da linha.
Esse era o cenário na CRS Brands. Espumantes e festas de final de ano sempre combinam, o que deixa o período muito atrativo, em vista das vendas potenciais. Mas a concorrência pelo bolso das pessoas nessa época é muito acirrada. Por isso, para diferenciar seus produtos Chuva de Prata e Chuva de Ouro nas prateleiras, a empresa trabalha com ações promocionais, comunicada por meio de uma bandeirola adicionada ao gargalo de suas garrafas. “Fazemos anualmente rótulos promocionais para a CRS Brands”, diz Wagner Deizeppe, representante comercial da PAA Label. “Mas eles tinham um gargalo na aplicação dessa comunicação de forma automática.” Como consequência, a empresa imprimia uma “gravata” promocional em papel cartão, e as adicionava às embalagens de forma manual, usando seus funcionários ou mesmo terceirizando essa tarefa já no ponto-de-venda. O resultado, além de custoso, é que ocorriam situações em que as mensagens promocionais nem chegava a ser aplicadas às garrafas.
Olhando para isso, a PAA Label sugeriu uma solução automatizada. Foram desenvolvidas bandeirolas autoadesivas, aplicadas na linha da Cereser com um equipamento cedido pelo fornecedor dos rótulos. “Foi um projeto importante para conseguirmos comunicar lançamentos e promoções”, conta Daniela Zanin, gerente de marketing e inovação da CRS Brands. “Precisávamos terceirizar a colocação de tags, e isso nos trazia limitações em termos de alcance, além de custos elevados.” Segundo a gerente da fabricante de bebidas, o que apareceu como solução temporária está sendo estudado na empresa como um caminho permanente.
A explicação está na simplificação que troca dos tags de papel por bandeirolas autoadesivas trouxe ao processo. “Além de o nosso material ser inovador, conseguimos aplicar instantaneamente na garrafa para eles, sem gerar resíduos, e sem depender de mão de obra para colagem manual”, conta Deizeppe.
A solução resultou em economia de aproximadamente 5% para a Cereser, e de quebra trouxe mais visibilidade para os produtos na prateleira, com um rótulo completamente diferente, no formato “flag”. O acessório, no final das contas, foi um alívio e serviu de apoio para que o período sazonal de vendas pudesse ser plenamente aproveitado.