A Inca Kola, também conhecida como Golden Kola, refrigerante símbolo do Peru, está completando 90 anos.
Criada em 1935 pelo imigrante britânico Joseph Robinson Lindley, a bebida foi lançada para comemorar o aniversário de 400 anos de fundação de Lima, capital peruana.
Seu sabor, que lembra o tutti-frutti, é resultado da combinação de 13 ervas, com destaque para a lúcia-lima. Sua cor amarelo-ouro marcante e o apelo nacionalista a tornaram um símbolo cultural peruano.
A Inca Kola foi promovida como “a bebida do Peru”, com slogans como “De Sabor Nacional” e “O Sabor do Peru”, explorando o orgulho nacional e imagens incas em sua publicidade.
A estratégia foi tão eficaz que, na década de 1940, a bebida já liderava o mercado em Lima, e em 1970 alcançou 38% de penetração no mercado peruano, superando concorrentes como a Coca-Cola.
Em 1999, a Corporación José R. Lindley fechou um acordo com a The Coca-Cola Company, que adquiriu 49% da Inca Kola por cerca de 200 milhões de dólares. A Coca-Cola passou a deter os direitos de produção e comercialização da bebida em todos os países, exceto no Peru, onde a marca é gerida em parceria com a família Lindley.
Até o começo dos anos 2000, a Inca Kola era vendida apenas em garrafas de vidro. Depois vieram as latas e as garrafas de PET.
Hoje a bebida é vendida no Peru apenas em garrafas de PET, e as exportações são feitas em latinhas.