
A história do extrato de tomate Elefante começou em 1941, com a fundação da Companhia Industrial de Conservas Alimentícias, a Cica, em Jundiaí (SP), por imigrantes italianos.
O nome “Elefante” teria sido escolhido porque o filho de um dos fundadores da empresa seria adepto de caçadas. Outra hipótese é que o elefante era uma homenagem das famílias fundadoras à sua terra natal, Catânia, na Sicília, onde existe a Fontana dell’Elefante. O animal era o símbolo da empresa.
A primeira embalagem do extrato de tomate era uma lata de aço, que estampava a imagem real de um elefante.
O paquiderme foi o garoto propaganda da marca até 1968, quando houve uma mudança radical.
Isso porque uma tirinha da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, publicada no jornal Folha de S. Paulo, mostrava a Mônica puxando o elefante Jotalhão pela tromba, enquanto o Cebolinha dizia: “Não sei, não, mas acho que sua mãe pediu foi massa de tomate”.
Foi então que o personagem foi oferecido à Cica. A partir daí, o Jotalhão assumiu as propagandas.
Mas a mudança nas embalagens aconteceu apenas em 1979. A partir daquele ano personagem da Turma da Mônica substituiu o desenho realista do elefante no rótulo do produto.
Até o início da década de 1980, além da lata, o extrato de tomate Elefante estava disponível em três tamanhos de copos de vidro.
Depois de passar por pequenas mudanças, em 2019 a embalagem foi totalmente remodelada: o personagem foi redesenhado, a cesta de tomate retirada, o vermelho se tornou mais vivo e uma nova tipografia de letra foi adotada.
Com o passar dos anos, novos formatos de embalagem apareceram. Hoje o produto é vendido em latas de aço, stand-up pouches, cartonadas assépticas e potes plásticos reutilizáveis.
Atualmente a marca pertence à Cargill.