Suvinil leva vernizes para bag-in-box

A Suvinil, marca da Basf, inova no mercado de tintas imobiliárias e apresenta embalagens bag-in-box. Com formato ergonômico, a nova embalagem tem a mesma quantidade de um galão: 3,6 litros e abriga três tipos de verniz: Suvinil Proteção Básica, Suvinil Proteção Tripla e Suvinil Proteção Máxima Deck.

A caixa de papelão ondulado que carrega o bag flexível tem uma cavidade especial para agitar o produto, utilizando a própria embalagem. Um bocal com tampa de rosca proporciona o despejo da tinta de forma eficiente, evitando o desperdício e facilitando na hora de abrir e de fechar.

Segundo a Suvinil, na comparação com a lata de aço, o bag-in-box “causa menor impacto ambiental em todas as etapas do ciclo de vida da embalagem”. A marca cita estudo de análise de ciclo de vida realizado em parceria com a Fundação Espaço ECO e com resultados auditados pela ACV Brasil. De acordo com a Suvinil, o estudo concluiu que a solução em caixa de papelão com bag plástico causa menor impacto ambiental comparativamente às embalagens metálicas de mesmo volume, principalmente no início da cadeia produtiva, mas também com a contribuição da degradação mais rápida no meio ambiente. Além disso, outro fator determinante para o menor impacto ambiental é o fato das florestas renováveis nas quais a fibra de papel é originada compensarem boa parte das emissões de CO2 produzidas ao longo do ciclo de vida da embalagem através da absorção as emissões de carbono da atmosfera.

A Suvinil argumenta que, mesmo considerando o bag plástico, o sistema de embalagens proposto apresenta um ganho de ecoeficiência em comparação aos demais materiais utilizados normalmente.

A caixa de papelão possui 30,5% de papel reciclado e o restante é produzido com fibras virgens de madeira oriundas de um manejo florestal sustentável dos parceiros certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council).

O saco e o bocal plástico que acondiciona a tinta é produzido com 100% de material virgem.

Segundo a Basf, as embalagens são recicláveis separadamente (papelão e plástico)

COMENTÁRIOS