Basf lança aditivos plásticos com equilíbrio de biomassa

BASF launches the industry’s first biomass balance offerings for plastic additives. The initial offerings, including Irganox® 1010 BMBcert™ and Irganox® 1076 FD BMBcert™, are certified by TÜV Nord for mass balance according to the International Sustainability and Carbon Certification (ISCC PLUS). These industry-first solutions support renewable feedstock to replace fossil feedstock to help customers meet their sustainability targets. Photo: BASF SE

Nova linha de aditivos plásticos contribui para a substituição de matéria-prima fóssil por matérias-primas renováveis, de acordo com uma abordagem certificada de equilíbrio de biomassa

A Basf acaba de lançar as primeiras ofertas de equilíbrio de biomassa do setor de aditivos para plásticos. Essas soluções pioneiras apoiam o uso de matéria-prima renovável para substituir a matéria-prima fóssil e ajudar os clientes da Basf a atingir suas metas de sustentabilidade. Por meio da atribuição dessas matérias-primas renováveis de origem sustentável, a pegada de carbono do produto, do início ao fim da cadeia, é significativamente reduzida em até 60%, em comparação com a pegada de carbono média global dos produtos de graus convencionais.

As ofertas iniciais, incluindo o Irganox 1010 BMBcert e o Irganox 1076 FD BMBcert, são certificadas pela TÜV Nord para balanço de massa de acordo com a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC PLUS). As ofertas do BMBcert contribuem para a redução da demanda de matéria-prima fóssil. No início da cadeia de valor, a matéria-prima de origem fóssil é substituída por matéria-prima de origem biológica certificada pelo ISCC e uma quantidade correspondente é atribuída ao produto de acordo com uma abordagem de balanço de massa.

Os aditivos certificados contribuem, portanto, para o desenvolvimento sustentável, economizando recursos fósseis, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e promovendo o uso da matéria-prima renovável.

O Irganox 1010 BMBcert e o Irganox 1076 FD BMBcert são substitutos imediatos para o Irganox 1010 e o Irganox 1076. Essas ofertas BMBcert são idênticas às convencionais em termos de desempenho, qualidade, gerenciamento de produtos e aspectos regulatórios. Como resultado, os clientes não precisam requalificar os novos aditivos ou reformular seus produtos.

“Ao aproveitar a rede de produção global altamente integrada da Basf, com unidades e fábricas interconectadas, podemos produzir essas soluções pioneiras no setor, com baixa pegada de carbono, soluções de redução com as mesmas características de desempenho”, afirma Joerg Bentlage, diretor de Gerenciamento Global de Produtos, Aditivos Plásticosda Basf. “À medida que avançamos em nossa própria jornada rumo a uma economia mais circular, nosso objetivo é impulsionar uma transformação sustentável em direção à matéria-prima renovável nos setores que atendemos por meio de parcerias inovadoras e estratégicas com os clientes”.

As soluções BMBcert serão produzidos inicialmente nas instalações da Basf em Kaisten, na Suíça, com disponibilidade adicional do Irganox 1010 FF BMBcert e Irganox 1076 FD BMBcert da McIntosh, EUA, no início de 2024.

COMENTÁRIOS