SIG investe na ampliação de sua fábrica de embalagens cartonadas no Brasil

Com um investimento de 8,4 milhões de euros, a planta de Campo Largo terá capacidade produtiva de 5,2 bilhões de unidades por ano

A SIG anuncia o investimento de 8,4 milhões de euros na quinta ampliação de sua planta industrial de embalagens cartonadas na cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba no Paraná. A empresa já investiu mais de 110 milhões de euros em todas as ampliações e agora conta com uma capacidade produtiva de 5,2 bilhões de embalagens ano. A planta, que foi inaugurada em 2011, tinha uma capacidade produtiva inicial de 1 bilhão de embalagens.

O investimento confirma a importância do mercado brasileiro para a operação da multinacional e valida seu compromisso em continuar oferecendo produtos e serviços diferenciados para as indústrias locais de alimentos e bebidas. A planta conta hoje com aproximadamente 500 colaboradores e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e fabrica embalagens cartonadas que atendem ao mercado brasileiro e países da América do Sul.

“Ao longo desses 12 anos, construímos uma história de sucesso, a empresa vem crescendo e tendo recorde de produção. Nossa expectativa é continuar nesse caminho e contribuindo para um ambiente sustentável através da fabricação de nossos produtos. Acredito que seja um bom momento para a empresa e para o mercado”, diz Ricardo Rodriguez, Presidente e Gerente Geral Américas.

A operação brasileira é responsável por uma importante parte do crescimento mundial da empresa, sendo o Brasil um dos principais mercados consumidores de embalagens cartonadas e o terceiro maior de leite UHT do mundo. Com a ampliação, aumentam também a capacidade para atender o mercado sul-americano. Além da fábrica em Campo Largo, a empresa conta também com uma planta industrial na cidade de Vinhedo (SP), responsável pela produção de embalagens tipo bag-in-box e spouted pouches, que passaram a fazer parte do portfólio da empresa após a aquisição mundial da Scholle IPN pela SIG em 2022.

Com a aquisição, a empresa abre oportunidades para novos mercados que vão além das embalagens cartonadas, trazendo em seu portfólio embalagens do tipo “bag-in-box” (consistem em uma bolsa plástica embalada por uma caixa de papel) e “spouted pouch” (embalagens flexíveis que têm uma base de sustentação e são usadas para alimentos sólidos, líquidos e pastosos, como molho de tomate ou purê de frutas). Assim, a empresa se consolida como única fornecedora global que reuni no mesmo portfólio embalagens cartonadas, cartonadas assépticas e refrigerado, bag-in-box e spouted pouch. “Ampliamos a oferta de soluções para nossos clientes e chegamos ao chamado ‘food service’. O spouted pouch cresce com muita força no mundo, inclusive no Brasil, e estamos explorando oportunidades de consumo dentro e fora de casa”, afirma Ricardo.

Além dessa ampliação, a SIG colocou em operação esse ano uma fábrica de última geração para embalagens cartonadas assépticas em Querétaro, no México. Com um investimento total de 73 milhões de euros, ela atenderá aos mercados da América do Norte e expandirá a rede de produção global da SIG.

COMENTÁRIOS