Boticário investe em tecnologia para melhor eficiência na produção de embalagens

O Grupo Boticário une ao seu modelo de negócio tecnologia e inovação, por meio da análise estratégica de dados, desde o desenvolvimento de produtos, passando pela indústria até a experiência do consumidor. Com a crescente demanda por soluções que aceleram a cadeia de abastecimento e materializando o conceito de indústria 4.0, a companhia adquiriu o sistema de gerenciamento operacional eMoldino, que beneficia os processos de fabricação, tornando a produtividade mais eficiente e eficaz em sua linha de moldes plásticos de embalagens.

Com o mesmo nome da fabricante sul-coreana que desenvolveu o dispositivo, o sistema eMoldino utiliza tecnologia sem fio, que envolve IoT e machine learning, e é instalada aos moldes responsáveis pela produção das peças plásticas das embalagens dos produtos do Grupo Boticário, permitindo o monitoramento em tempo real da produção pela equipe responsável por acompanhar a performance e desempenho. O funcionamento do sistema consiste na transmissão de dados cruciais para o servidor, com criptografia, contagem de batidas, tempo de ciclo, temperatura, pressão e localização. Em seguida, os dados armazenados são processados por meio do software original da empresa, fornecendo ao Grupo Boticário relatórios personalizados.

A tecnologia é utilizada no Grupo Boticário de forma estratégica, focada em melhorar a produtividade e eficiência a fim de atender os anseios e necessidades do consumidor. A cada 20 segundos um molde é produzido, sendo que a companhia possui cerca de 400 moldes próprios e exclusivos que passam por revezamento em escala de produtividade sob demanda. O eMoldino permite, então, o rastreamento da produtividade dos moldes possibilitando o envio de alertas de manutenção preventivas e até programar produtividade, conforme a sazonalidade.

COMENTÁRIOS