Embalagem “bag-in-bottle” de tequila usa 84% de material reciclado

Produzida no México e lançada na Suécia, a Buen Vato é a primeira tequila do mundo envasada em embalagem de papelão em formato de garrafa, com um sachê de PET metalizado de 750 mililitros, feita com 84% de material reciclado.

A Buen Vato fez uma parceria com a Frugalpac, com sede no Reino Unido, para incorporar seu conceito Frugal Bottle. A Frugalpac “cria e fornece produtos à base de papel reciclado com a menor pegada de carbono, que são facilmente reciclados novamente e não precisam ir para aterros”, diz em um comunicado. “O formato é mais leve para transportar do que a alternativa de vidro e oferece grande redução de CO2 em comparação com os métodos tradicionais da indústria.”

O formato é funcionalmente um tipo de bag-in-box. Nesse caso, a parte da “caixa” começa como uma peça em branco cortada e geometricamente vincada de papelão impresso. Sendo papelão impresso, nenhuma etiqueta adicional – ou equipamento de etiquetagem – é necessária. A garrafa rígida é formada a partir de um pedaço plano de papelão, um blank com adesivo à base de água utilizado como parte do processo de montagem. O cartão é então moldado em torno de um molde oco em forma de mandril que já teve a bolsa inserida dentro.

A garrafa, feita com 94% de papelão reciclado, funciona como um recipiente rígido, protegendo uma bolsa PET metalizada interna de grau alimentício. Blocos de papelão bidimensionais são erguidos para formar meias conchas 3D.  Duas conchas correspondentes, uma frontal e outra traseira, são acopladas para envolver totalmente uma bolsa de filme metalizado que contém o líquido. Com apenas 83 gramas, a embalagem tem 20% do peso de uma garrafa de vidro. A empresa diz que a bolsa de PET metalizado, mesmo material usado em vinhos bag in box, é reciclável, embora a capacidade de reciclar esses materiais laminados seja limitada e varia de acordo com a região.

Claes Puebla Smith, CEO da Buen Vato, entende que ao optar por lançar em um sistema de garrafa de papelão com bolsa interna, ele não está escolhendo o caminho mais fácil ou menos caro para o mercado. “Todo mundo estava cético, dizendo que não havia retorno do investimento e que isso nunca funcionaria. Eles achavam que os consumidores não pagariam mais por um produto acondicionado de forma mais ética”, diz Puebla Smith. “E quanto mais eles nos diziam: ‘Você não pode fazer isso’, mais certos ficamos de que precisávamos provar ao mundo que fazer as coisas da maneira mais sustentável possível é o caminho certo. Fomos a todos os distribuidores, todos os outros fornecedores com os quais trabalhamos há muitos anos, e dissemos: ‘pessoal, vejam, este é o futuro e sabemos como fazê-lo. Vamos fazer isso.'”

Ao lançar a embalagem na Suécia, a Buen Vato espera que os amantes de destilados estejam dispostos a pagar um pouco mais por sua oferta de tequila premium no que a marca diz ser um “formato de embalagem ecologicamente mais amigável”.

“Uma análise independente do ciclo de vida (LCA) da Intertek mostrou que a garrafa Frugal, que é feita de papelão reciclado sem produtos químicos, tem uma pegada de carbono até seis vezes (84%) menor que uma garrafa de vidro e mais de um terço a menos que uma garrafa feita de plástico 100% reciclado. A pegada hídrica da embalagem também é pelo menos quatro vezes menor que a do vidro”, argumenta a fabricante da embalagem. “É fácil reciclar novamente. É só separar a bolsa plástica da garrafa de papel e colocá-la em suas respectivas lixeiras. Ou você pode colocar a garrafa inteira em sua lixeira de papel e a bolsa será facilmente separada no processo de repolpação do papel”.

A tequila Buen Vato é destilada em pequenos lotes em Jalisco, no México, e depois enviada a granel para a Holanda, onde é envasada. Os contêineres “bag-in-bottle” totalmente montados são enviados vazios para a Holanda a partir do Reino Unido, onde a Frugalpac opera sua linha de montagem de garrafas e fixação de bolsas.

COMENTÁRIOS