SIG e Pulpac desenvolvem tampas de papel para embalagens cartonadas

SIG e Pulpac tampas de papel

A SIG firmou uma parceria estratégica com a PulPac, líder global em tecnologia de Dry Molded Fiber da PulPac (fibra moldada a seco). As duas empresas estabelecerão um programa de desenvolvimento para a criação e produção em larga escala da próxima geração de tampas à base de papel para as embalagens cartonadas assépticas da SIG.

A iniciativa faz a SIG se aproximar da meta de aumentar o teor de papel em suas embalagens cartonadas assépticas para 90%, incluindo a tampa, até 2030.

Veja também: Tetra Pak desenvolve tampa de papel para embalagens cartonadas

A tecnologia de fibra moldada a seco da PulPac baseia-se na formação de uma rede seca de fibras para construir soluções responsáveis de ponta, ao invés de criar materiais a partir de uma pasta de fibras. Isso resulta na minimização do uso de água no processo de moldagem e menor emissão de CO2 em comparação com soluções plásticas.

De acordo com Gavin Steiner, diretor de Tecnologia da SIG, a tecnologia de fibra moldada a seco abre caminho para alternativas inovadoras e responsáveis às tampas de plástico. “É uma das soluções à base de fibra mais escaláveis do mercado, com grande potencial para impulsionar o progresso na transição de tampas de plástico para tampas de papel. Ao mesmo tempo, buscamos oferecer aos consumidores a mesma conveniência e o desempenho de abertura que eles associam às nossas soluções de tampa existentes.”

Para embalagens cartonadas assépticas, a SIG aplica as tampas após o envase dos produtos na e a selagem da embalagem. De acordo com a SIG, a pós-aplicação das tampas não interfere no processo asséptico e garante a proteção segura dos produtos. Esse processo de pós-aplicação estabelece a base para uma solução plug-and-play de fechos à base de papel, que no futuro serão aplicados às embalagens fechadas da mesma forma que os fechos de plástico, sem alterar o processo de produção.

“Para que as inovações em embalagens com foco na sustentabilidade tenham um impacto significativo, elas devem ser compatíveis com a configuração do maquinário instalado”, diz Christoph Wegener, diretor de Mercados da SIG. “A combinação de materiais de embalagem sem camada de alumínio e tampas à base de papel será o nosso caminho para 90% de conteúdo de papel em nossas caixas assépticas com barreira completa. Isso seria um verdadeiro avanço na indústria de embalagens rumo a uma economia circular”, ele conclui.

Compartilhe!

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer patrocinar essa seção?

Pesquise no campo abaixo

Inscreva-se em nossa News!

Preencha o campo abaixo e receba a Newsletter da EmbalagemMarca com informações sobre o que de mais relevante ocorreu no mercado de embalagens na semana.