Tetra Pak desenvolve tampa de papel para embalagens cartonadas

A Tetra Pak anunciou o lançamento uma tampa de papel para embalagens cartonadas. O desenvolvimento foi feito em colaboração com a empresa espanhola Aneto Natural. A companhia de alimentos colocou nas prateleiras dos supermercados um lote piloto do seu caldo de legumes em embalagens com o novo sistema de fechamento.

Segundo a Tetra Pak, com a nova tampa, a porcentagem total de papel nas embalagens sobe para aproximadamente 73%, “respondendo à procura dos consumidores por sustentabilidade e conveniência ao mesmo tempo”.

“Estamos em uma jornada para entregar a embalagem de alimentos mais sustentável do mundo”, afirma Aldo Fontana, gerente global de produtos da Tetra Pak. “Isso significa uma caixa totalmente feita de materiais renováveis ​​ou reciclados, de origem responsável para reduzir o impacto ambiental. “Também significa projetar para a circularidade e garantir que uma embalagem seja facilmente reciclável e ofereça um alto rendimento de materiais reciclados.”

A Tetra Pak espera que os testes forneçam informações sobre o desempenho da tampa em condições reais de mercado. Embora a empresa informe que já avaliou a integridade da embalagem, a resiliência do material e a reciclabilidade da tampa, de acordo com seus padrões e protocolos, os testes de mercado devem revelar se a tampa resiste à umidade, às mudanças de temperatura e ao estresse durante o transporte, preservando a qualidade do caldo.

“Criar uma tampa de papel não é tão simples quanto trocar materiais”, diz Pietro Martini, gerente de embalagens e fechamentos da Tetra Pak. “Isso exige uma abordagem totalmente nova em engenharia, ciência de materiais e tecnologia de produção”.

Não se trata apenas de um ajuste na embalagem – é uma inovação vertical. O papel é tradicionalmente usado para embalagens, não para fechamentos. Adaptá-lo para uma tampa muda tudo, desde a origem da matéria-prima até a adaptação da cadeia de suprimentos, fabricação e interação com o consumidor. “É por isso que é tão importante testar nossas inovações para que possamos ver o que os consumidores pensam sobre elas e obter dados sobre seu desempenho antes de avançarmos para a industrialização e produção em larga escala. Uma das nossas principais prioridades é garantir que a tampa atenda aos mesmos padrões de desempenho das tampas de plástico. Ela precisa ser fácil de abrir, ser resselável e durável”, explica Martini.

“O teste nos dá a oportunidade de ver como os consumidores reagem e de garantir que o que desenvolvemos tenha o mesmo desempenho que as tampas tradicionais”, continua Aldo Fontana.

Joaquim Jiménez Santamaria, CEO e diretor-geral da Aneto Natural diz que a sustentabilidade não é apenas um compromisso para a empresa, é uma parte fundamental do DNA e da identidade da marca. “Fomos uma das primeiras marcas na Espanha a usar embalagens produzidas com plástico à base de cana-de-açúcar, e estamos sempre abertos a testar inovações que estejam alinhadas aos nossos valores.”

A Tetra Pak cita estatísticas que sugerem que 21% dos consumidores querem embalagens feitas apenas de materiais renováveis, enquanto 31% dos consumidores dizem que reciclariam mais caixas se elas fossem feitas inteiramente de papel.

“A tendência para embalagens de papel está se acelerando”, conclui Aldo. “Cada passo faz a diferença e nos ajuda a nos aproximar de uma embalagem de baixo carbono e totalmente renovável. Vendemos mais de 16 bilhões de embalagens cartonadas com tampas somente na União Europeia. Então, imagine o impacto na redução do plástico se pelo menos uma fração delas transitasse para tampas de papel.”

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