A Tetra Pak anunciou o lançamento uma tampa de papel para embalagens cartonadas. O desenvolvimento foi feito em colaboração com a empresa espanhola Aneto Natural. A companhia de alimentos colocou nas prateleiras dos supermercados um lote piloto do seu caldo de legumes em embalagens com o novo sistema de fechamento.
Segundo a Tetra Pak, com a nova tampa, a porcentagem total de papel nas embalagens sobe para aproximadamente 73%, “respondendo à procura dos consumidores por sustentabilidade e conveniência ao mesmo tempo”.
“Estamos em uma jornada para entregar a embalagem de alimentos mais sustentável do mundo”, afirma Aldo Fontana, gerente global de produtos da Tetra Pak. “Isso significa uma caixa totalmente feita de materiais renováveis ou reciclados, de origem responsável para reduzir o impacto ambiental. “Também significa projetar para a circularidade e garantir que uma embalagem seja facilmente reciclável e ofereça um alto rendimento de materiais reciclados.”
A Tetra Pak espera que os testes forneçam informações sobre o desempenho da tampa em condições reais de mercado. Embora a empresa informe que já avaliou a integridade da embalagem, a resiliência do material e a reciclabilidade da tampa, de acordo com seus padrões e protocolos, os testes de mercado devem revelar se a tampa resiste à umidade, às mudanças de temperatura e ao estresse durante o transporte, preservando a qualidade do caldo.
“Criar uma tampa de papel não é tão simples quanto trocar materiais”, diz Pietro Martini, gerente de embalagens e fechamentos da Tetra Pak. “Isso exige uma abordagem totalmente nova em engenharia, ciência de materiais e tecnologia de produção”.
Não se trata apenas de um ajuste na embalagem – é uma inovação vertical. O papel é tradicionalmente usado para embalagens, não para fechamentos. Adaptá-lo para uma tampa muda tudo, desde a origem da matéria-prima até a adaptação da cadeia de suprimentos, fabricação e interação com o consumidor. “É por isso que é tão importante testar nossas inovações para que possamos ver o que os consumidores pensam sobre elas e obter dados sobre seu desempenho antes de avançarmos para a industrialização e produção em larga escala. Uma das nossas principais prioridades é garantir que a tampa atenda aos mesmos padrões de desempenho das tampas de plástico. Ela precisa ser fácil de abrir, ser resselável e durável”, explica Martini.
“O teste nos dá a oportunidade de ver como os consumidores reagem e de garantir que o que desenvolvemos tenha o mesmo desempenho que as tampas tradicionais”, continua Aldo Fontana.
Joaquim Jiménez Santamaria, CEO e diretor-geral da Aneto Natural diz que a sustentabilidade não é apenas um compromisso para a empresa, é uma parte fundamental do DNA e da identidade da marca. “Fomos uma das primeiras marcas na Espanha a usar embalagens produzidas com plástico à base de cana-de-açúcar, e estamos sempre abertos a testar inovações que estejam alinhadas aos nossos valores.”
A Tetra Pak cita estatísticas que sugerem que 21% dos consumidores querem embalagens feitas apenas de materiais renováveis, enquanto 31% dos consumidores dizem que reciclariam mais caixas se elas fossem feitas inteiramente de papel.
“A tendência para embalagens de papel está se acelerando”, conclui Aldo. “Cada passo faz a diferença e nos ajuda a nos aproximar de uma embalagem de baixo carbono e totalmente renovável. Vendemos mais de 16 bilhões de embalagens cartonadas com tampas somente na União Europeia. Então, imagine o impacto na redução do plástico se pelo menos uma fração delas transitasse para tampas de papel.”