A DHL Supply Chain lança no Brasil seu primeiro Centro Multicliente de Packaging (acondicionamento secundário). Também conhecido como co-packer, o acondicionamento secundário consiste na produção de uma embalagem suplementar de um produto, conjunto de produtos, com ou sem brindes, para fins promocionais ou de comunicação de forma geral. O Centro, o primeiro da DHL no Brasil com capacidade de atender vários clientes de diferentes mercados, irá desenvolver kits, fazer a prototipagem, gerenciar os itens envolvidos, montar, acondicionar em caixas e pallets para armazenagem e distribuição.
Inicialmente, são sete linhas de produção com a capacidade de montar até 3 milhões de kits por mês, com flexibilidade para expansão no curto prazo. O Centro Multicliente de Packaging está localizado em Guarulhos, próximo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, com uma área dedicada de 3,8 mil metros quadrados, infraestrutura completa e capacidade de até 2,5 mil posições de pallet.
De acordo com Maurício Almeida, diretor de operações da DHL Supply Chain Brasil, “a inauguração do centro faz parte da estratégia da DHL de oferecer serviços com maior valor agregado e que potencializem as cadeias de suprimentos, auxiliando nossos clientes a superar os desafios do cenário econômico atual. O Centro irá viabilizar a produção de kits de baixo e médio volume a custos competitivos, através da captura de ganhos de escala com a combinação de diferentes clientes e segmentos, e com produtividade e eficiência no transporte e armazenagem. O consumidor brasileiro, de forma geral, aprecia esta estratégia promocional, que tem sido ainda mais utilizada nos últimos dois anos”. Maurício Almeida complementa ainda que, em outros casos, os kits são uma espécie de fase intermediária de processos de produção mais complexos, como no caso da indústria automobilística, ou estratégias de relacionamento, como no caso da montagem de kits de uniformes para colaboradores de empresas aéreas.
No Centro Multicliente de Packaging, a DHL também irá oferecer serviços de Desenvolvimento de Embalagens Secundárias, Montagem e Desmontagem de Embalagens e Kits, Retrabalhos e etiquetagem para nacionalização de produtos importados – atividade muito demandada por multinacionais de forma geral. Nas atividades de Packaging, serão aplicadas diversas tecnologias, tais como shrink, inkjet, sleeve, bags, cartuchos, etc., além de etiquetagem e rotulagem de produtos e embalagens. Destaque também para as etiquetadoras automáticas e semiautomáticas e a utilização de robôs, em alguns casos, para manuseio de produtos.