A Barilla fez uma promoção especial em Nova York (EUA) para celebrar o Dia Mundial do macarrão, comemorado em 25 de outubro. As caixas de macarrão da marca italiana foram transformadas em bilhetes de metrô, convidando as pessoas a desfrutarem de um prato de massa com seus entes queridos, promovendo a ideia de que “a união está a apenas uma caixa de distância”.
Em colaboração com a Metropolitan Transportation Authority (MTA), a empresa transformou suas icônicas caixas “Spaghetti n°5” em verdadeiros bilhetes especiais que ofereciam aos viajantes do metrô de Nova York uma viagem gratuita. Uma banca foi montada do lado de fora da estação de metrô Hudson Yards que, em vez de vender bilhetes tradicionais, oferecia caixas de massa Barilla. Um dispositivo NFC inserido na embalagem permitia que as caixas abrissem as catracas como um bilhete normal.
A ação “Ticket to Togetherness” foi desenvolvida para incentivar as pessoas a compartilharem refeições “à moda italiana” e aproveitou o fato de que 60% das pessoas em grandes cidades frequentemente comem sozinhas, segundo pesquisas realizadas pela Barilla. O principal motivo para essa tendência são os compromissos de trabalho, com 48% dos entrevistados dizendo que seus horários de trabalho dificultam o compartilhamento de refeições. Além disso, 37% indicaram que a distância geográfica dos entes queridos é outra barreira para experiências gastronômicas compartilhadas. O projeto foi uma colaboração entre o Barilla Group e a agência LePub | Milan.
Veja abaixo o vídeo da ação: