Manioca e Cervejaria Tarantino lançam cerveja amazônica

A Manioca, indústria de impacto socioambiental da Amazônia, e a Cervejaria Tarantino, primeira cervejaria independente de São Paulo, lançam a Biére de Garde Puxuri, um rótulo de edição limitada que traz um dos sabores mais icônicos da Amazônia.

Conhecido como a noz-moscada da Amazônia, o puxuri é uma semente aromática que é utilizada em muitas receitas, trazendo também notas de cravo e anis estrelado. A harmonização do ingrediente com a cerveja deu origem a um rótulo Biére de Garde, estilo típico do norte da França no qual os maltes e aromas se destacam, com amargor médio.

O lançamento acontece em dois tempos: no dia 1ª de abril (sábado), a Cervejaria Tarantino, no bairro do Limão, em São Paulo, abre as suas portas para um evento de lançamento do rótulo, que vai contar com atrações como um menu exclusivo criado pela chef Amanda Vasconcelos, do restaurante Casa Tucupi, que vai servir pratos como tacacá, falafel de feijão fradinho com molho de iogurte com tucupi preto, trio de ostras, com tucupi, com tucupi preto, com geleia de pimenta de cheiro, camarão empanado na farinha de tapioca com geleia de cupuaçu com pimenta, ceviche no tucupi com opção tradicional e vegana, e para sobremesa, creme de tapioca com geleias Manioca.

Inaugurada em setembro de 2018, a Cervejaria Tarantino é a primeira fábrica de cerveja independente de grande porte na cidade de São Paulo. Com pegada urbana e contemporânea, a fábrica é um centro de cultura cervejeira, artística e convivência familiar, com bar, espaço para eventos ao ar livre e coberto e sala de aulas. Os grafites gigantes espalhados pelas paredes são os mesmos que aparecem nos rótulos das latas.  Localizada no bairro do Limão, com equipamentos de nível internacional, contamos com bar, espaço para eventos ao ar livre e coberto e sala de aulas.

Já entre os dias 11 e 16 de abril, a chef Carla Pernambuco vai servir em seu restaurante Carlota, no Higienópolis (SP), um prato especial com ingredientes amazônicos da Manioca, que vai ser harmonizado com a Biére de Garde Puxuri. Trata-se de um Arroz com Joelho de Porco Desfiado e Tucupi Preto, servido com Tutano e Aioli de Limão Cravo.

O tucupi preto, que é um dos principais produtos da Manioca, é um tempero ancestral amazônico, fermentado naturalmente e baixo em sódio. Ele é proveniente de um processo intenso de redução do caldo da mandioca brava amarela (tucupi), que ganha mais acidez e o delicioso sabor umami, que é responsável por ativar todo o paladar (doce, salgado, ácido e amargo) ao mesmo tempo.

COMENTÁRIOS