Cervecería y Maltería Quilmes conta com parceria de décadas com a KHS

A Cervejaria Quilmes substituiu recentemente uma linha de garrafas de vidro por uma nova linha de latas da KHS para atender à crescente demanda
  • Eficiente e flexível: cervejaria atende forte demanda com nova linha de enlatados para cerveja
  • Enchedora de alto desempenho e novos sistemas de embalagem e paletizadores otimizam os processos de produção
  • Estratégia de regionalização e fatores-chave do serviço de controle remoto

Na tendência contínua de uso de latas para bebidas na América do Sul, a Cervecería y Maltería Quilmes, uma das cervejarias mais antigas da Argentina, continua apostando na confiabilidade e eficiência de sua parceira de muitas décadas, a KHS. A subsidiária da AB InBev substituiu totalmente uma linha de vidro em suas instalações em Buenos Aires pela tecnologia KHS para envase e embalagem de latas. A Quilmes investiu recentemente na enchedora de latas KHS Innofill Can DVD de alta capacidade, além de diversas embaladoras e paletizadoras, entre outros equipamentos.

Quilmes – tanto a cervejaria quanto a cerveja – é uma das marcas de bebidas mais populares da América do Sul e busca uma imagem distinta da Argentina, com a embalagem de sua conhecida cerveja clássica desenhada até com as cores da bandeira nacional: azul claro e branco. A cervejaria tem raízes alemãs: foi fundada na capital argentina no final do século XIX pelo empresário Otto Bemberg, de Colônia. A empresa agora pertence à gigante de bebidas AB InBev, que com quase 60% de participação de mercado é um player importante na indústria de bebidas sul-americana. Ambos mantêm relações comerciais de longo prazo com a KHS que, no caso de Quilmes, datam de cerca de 50 anos.

Parceiro local forte

O investimento mais recente da cervejaria é também o resultado desta cooperação confiável. “A Quilmes nos procurou com o desejo de uma nova linha de conservas para melhor atender à crescente demanda deste segmento”, afirma David Servio. A decisão de adjudicar o contrato ao fornecedor turnkey de Dortmund foi fácil, como enfatiza o gerente de contas KHS da AB InBev América do Sul: “Além de administrar nossa própria unidade de produção no Brasil, também mantemos uma rede local de vendas e serviços estreita, feita composta por pessoal especializado experiente. Isto significa que conseguimos entregar e comissionar as novas máquinas rapidamente. Quilmes realmente aprecia esta vantagem competitiva.” A gestão de projetos extremamente profissional de ambos os lados também desempenhou um papel central no sucesso da instalação da linha. “Aqui tudo andou de mãos dadas”, sorri Servio.

Flexibilidade extra: envase de latas para todas as variedades e formatos de cerveja

Eficiente e flexível: a Innofill Can DVD da Quilmes tem
capacidade de envase de 90 000 latas por hora, que pode
ser aumentada para de 135 000 latas por hora

Além da forte presença regional da KHS, o alto grau de eficiência e flexibilidade do maquinário também convenceu a cervejaria argentina. A Innofill Can DVD tem atualmente uma capacidade de envase de 90.000 latas por hora – embora essa taxa possa ser consideravelmente aumentada, com a envasadora de alto desempenho capaz de produzir no máximo 135.000 recipientes por hora. O design higiênico especial da máquina proporciona alta qualidade do produto e segurança durante o enchimento. Além disso, o princípio de enchimento volumétrico permite precisão de enchimento exata e trocas rápidas de produtos. “Nossa envasadora pode processar facilmente todas as variedades de cerveja do portfólio Quilmes. É igualmente flexível na conversão para os diversos formatos, sendo o tamanho de 350 mililitros o mais popular no momento”, afirma Servio referindo-se às preferências dos consumidores locais. De longe, o maior mercado é a Argentina, mas a marca também é muito popular no Chile, Brasil, Paraguai e Uruguai. “Consideramos este projeto um grande sucesso para a AB InBev, pois de todas as linhas de enlatados que comissionamos no mesmo período em diversas partes do mundo, esta teve o maior crescimento e excedeu em muito o volume esperado. Também atende a todos os requisitos de nossas especificações técnicas globais e de nossos padrões de qualidade mundiais”, enfatiza Marcelo Petramale, gerente global de engenharia de embalagens e CapEx da AB InBev.

Ótima qualidade de embalagem na seção seca

Como complemento à nova linha, a Quilmes também investiu em dois sistemas de embalagem. Uma delas é a embaladora retrátil Innopack Kisters SP, que alcança resultados de embalagem confiáveis ​​e de alta qualidade com sua tecnologia retrátil. A segunda é a embaladora retrátil Innopack Kisters PSP, que permite à cervejaria embrulhar suavemente suas embalagens apenas em filme ou em almofadas e filme, proporcionando maior flexibilidade.

Com sua paletizadora não retornável Innopal PB NF, a KHS instalou uma tecnologia poderosa com alimentação de embalagens de baixo nível que paletiza uma variedade de embalagens diferentes. A seção seca é completada pelo despaletizador Innopal AS H que, com sua servotecnologia de última geração, reduz ao mínimo a manutenção e alimenta suavemente os novos recipientes para a linha de embalagem, praticamente sem perdas.

Serviço de primeira classe em todas as fases do projeto

Desde o processamento do pedido até a instalação e desde a fase de teste até o comissionamento da nova linha de conservas, o projeto contou com o amplo apoio dos especialistas locais da KHS. Uma de suas tarefas importantes foi treinar os operadores de Quilmes. “Nossos funcionários foram instruídos sobre todas as máquinas em duas fases, antes e depois do comissionamento”, afirma Paulo Zeferino, coordenador de implementação da AB InBev para a ZBS South America Zone. Caso a cervejaria precise de mais apoio da KHS, ela poderá confiar no sistema de controle remoto da empresa de engenharia. “Este serviço é uma grande ajuda na manutenção ou pequenos reparos. Podemos ter certeza de que a KHS nos fornecerá suporte a qualquer momento, de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de estar no local”, afirma Zeferino. “E caso seja necessária uma manutenção mais intensiva ou reparações maiores, os nossos colegas da KHS não estão tão longe.”

COMENTÁRIOS