Em comemoração ao aniversário de 153 anos do Bacardí Rum, celebrado no dia 4 de fevereiro, a Bacardi anunciou a primeira mudança em dez anos nas embalagens da bebida. A companhia, com sede em Bermudas, explicou em comunicado que o novo design da garrafa é inspirado no estilo art déco do edifício Bacardi, antigo escritório da empresa e bar icônico em Cuba, onde a marca foi criada. A Bacardi procurou bartenders dos bares da moda de Nova York para participar do projeto da nova embalagem, adequando-a às necessidades desses profissionais. A nova garrafa, que manteve a clássica cor “Georgia Green” de seu vidro, é mais fina e mais alta, projetada para ser mais fácil de manusear, mais rapidamente acessada no bar e com melhor distribuição de peso para uma melhor ergonomia para o bartender profissional.
O design do rótulo é resultado de vários processos criativos e de extensa pesquisa no “Arquivo Bacardi”. Possui desenhos que contam a história da família Bacardi e da marca. O morcego, logotipo da marca – que representa a boa fortuna, a boa saúde e unidade da família – foi inspirado em desenhos feitos a mão no início dos anos 1900. As etiquetas de papel são feitas de fibra reciclada de cana, resíduo resultante da elaboração do rum.
A última alteração da embalagem havia sido feita em 2004 (veja abaixo, depois do vídeo).
A novidade também fica por conta do retorno aos nomes originais (em espanhol) dos runs nos mercados latinos, incluindo o Brasil. As versões Bacardí Superior, Bacardí Gold e Bacardí 8 voltam a se chamar Bacardí Carta Blanca, Bacardí Carta Oro e Bacardí 8 Años, respectivamente.
O lançamento aconteceu no Reino Unido nesta quarta-feira (4/2). A nova garrafa chega a outros mercados euripeus em março e o lançamento no Brasil está previsto para maio.
Abaixo, um vídeo mostra o processo de criação da nova garrafa.