Acompanhando o lançamento da nova identidade de marca, a indústria de queijos Tirolez apresenta novas embalagens para todo o portfólio, que trazem padrões visuais mais modernos e cores mais vivas, possibilitando maior visibilidade no ponto de venda. O design das embalagens foi criado pela Pande.
Além da presença em evidência da mascote “Sr. Minas”, queijista da Tirolez, o reconhecido vermelho da marca passa a ter destaque importante nas embalagens de produtos de dia a dia, trazendo unicidade visual para o portfólio e facilitando o reconhecimento dos produtos Tirolez nas gôndolas.
A diferenciação de cores entre as categorias premium, super premium, culinária e profissional também auxilia o consumidor no entendimento da ocasião principal de uso de cada queijo. Outro destaque é o protagonismo das imagens de consumo dos produtos, que trazem mais apetite appeal e possibilitam que o consumidor materialize como cada queijo pode ser saboreado no seu dia a dia.
Os ícones e selos destacam atributos importantes de cada produto como as “fatias fininhas, na medida certa” para a mussarela e prato fatiados, ou o “duplo creme” para o Brie Cremíssimo, e levam conhecimento sobre o mundo dos queijos ao público, trazendo destaque para a origem dos queijos especiais e a escala de intensidade de cada um deles, por exemplo.
“Os consumidores de queijo no Brasil têm um conhecimento muito inicial sobre a infinidade de queijos existentes no mercado e possibilidades de uso de cada um. Nosso objetivo é aproximar o consumidor desse universo delicioso por meio das embalagens, que é o contato mais próximo com a categoria, ensinando mais sobre a origem dos queijos, suas intensidades, harmonizações e novas formas de uso dos produtos, ampliando os momentos de consumo da categoria. Além de trazemos uma categorização visual mais clara por meio de cores e imagens com mais apetite appeal, que facilita a identificação dos produtos pelo consumidor no ponto de venda”, explica Andrea Köhler, Diretora de Marketing da empresa.
A Tirolez divide os queijos em categorias:
Queijos para o dia a dia
São aqueles queijos consumidos com mais frequência e estão presentes em todas as refeições, desde o café da manhã, até sanduíches e lanches intermediários. Alguns exemplos dessa categoria são: Mussarela e Queijo Prato, perfeitos para queijos quentes e Requeijão Cremoso e Manteiga com Sal Tirolez, que são perfeitos para comer com torradas, pães e para o clássico “pão na chapa”. Visualmente eles trazem o vermelho como cor principal na parte superior das embalagens e na parte inferior são diferenciados pelas versões tradicional (vermelho), light (azul claro) e zero lactose (laranja).
Queijos para cozinhar
Na nova identidade visual também a marca dá destaque aos produtos que são mais utilizados para uso culinário. Eles seguem o vermelho da marca como cor principal, mas ganham a presença do “Sr. Minas Chef”, que incentiva o consumidor em utilizar produtos como Manteiga sem Sal (200g e 500g) e Requeijão Cremoso Bisnaga (250g e 400g) nas preparações culinárias.
Queijos para compartilhar
Os queijos especiais trazem uma apresentação mais sofisticada, com utilização do bordô com dourado para os produtos Premium e preto com dourado para os produtos Super Premium, além do grafismo da marca em transparência e do destaque para as informações de escala de intensidade e origem. O Brie Cremíssimo Tirolez, por exemplo, é apresentado em embalagens pretas, trazendo sofisticação, elegância e alto valor agregado ao produto.
Linha Tirolez Profissional
Para a linha profissional, o logo também traz a variação do personagem Sr. Minas, como chef, respaldando os produtos para o uso profissional e destacando informações importantes para esse público, como: conveniência, versatilidade, sabor e forneabilidade, características dos Requeijões Cremosos Tirolez Tradicional e Sabor Cheddar, ambos em bisnaga de 1,5kg.
As embalagens passam a ter uma interação da área de Relacionamento (SAC) mais leve e convidativa, em que o personagem Sr. Minas convida o consumidor para conversar em todos os canais de comunicação da marca e redes sociais, e passam a contar com o selo eureciclo, o que garante o compromisso da empresa com a logística reversa e a cadeia de reciclagem. O selo certifica que as empresas realizam a compensação ambiental, cumprindo a legislação vigente e garantindo a destinação correta dos resíduos pós-consumo e a promoção da economia circular.
“A sustentabilidade é uma das nossas prioridades estratégicas e garantir a logística reversa de embalagens pós-consumo, além da coleta seletiva e outras ações internas, reforça ainda mais nosso cuidado com as pessoas e com o meio ambiente”, diz a diretora de marketing da Tirolez.