Cai em 2024 o número de empresas que encerraram portfólio

A Taxa de Retração Industrial, calculada mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, fecha o ano de 2024 com uma boa perspectiva em relação à manutenção do portfólio de produtos das empresas brasileiras. Em 2024 houve diminuição considerável de 9,1% da Taxa de Retração Industrial para o indicador do Brasil em relação a 2023 – o que significa que menos empresas seguiram o caminho de diminuir suas ofertas. As micros e pequenas empresas vão no mesmo movimento, porém de forma mais intensa, com menos 13,7% de MPEs a encerrar seus portfólios. Foi o resultado mais positivo para essa categoria de empresas desde 2020, segundo o índice.

A Taxa de Retração Industrial é um levantamento estatístico para o monitoramento e antecipação de tendências econômicas. Constitui-se em uma importante ferramenta para a tomada de decisões nos âmbitos público e privado – análises econômicas do meio acadêmico, consultorias e organizações públicas.

O indicador foi criado com base no número de empresas que encerram portfólio de produtos e tem a finalidade de identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil.

COMENTÁRIOS