A Brady Corporation e a HP firmaram parceria para o fornecimento de um recurso “one-stop” para rastreamento e autenticação de produtos de modo a auxiliar na proteção de marcas e produtos. A Brady Corporation tornou-se o primeiro revendedor autorizado do Global Product Authentication Service (GPAS), uma solução que permite aos consumidores identificar, localizar e combater as atividades de falsificação de produtos dos mais diversos segmentos, como farmacêuticos, eletroeletrônicos, perfumes, bebidas e qualquer outro bem de consumo, usando para isso um smartphone.
“A falsificação e o desvio de produtos são problemas complexos e potencialmente prejudiciais que muitas indústrias enfrentam diariamente”, afirma Matthew Williamson, presidente da Brady Américas.
Fernando Mota, gerente da divisão BPS – Branding Protection Solutions da Brady no Brasil, acredita que esse sistema terá grande aplicação na indústria de produtos de consumo em geral, “principalmente pelo fato de garantir ao consumidor sua verificação imediata da autenticidade do produto”. No mercado brasileiro, os focos da Brady, segundo Mota, serão as indústrias de autopeças, bebidas e farmacêutica, setores que, segundo ele, “sofrem com falsificações de produtos, inclusive representando risco ao usuário”.
O HP GPAS possui capacidade de autenticação em tempo real, permitindo aos parceiros da cadeia de suprimentos e aos consumidores verificar facilmente produtos com um smartphone pela leitura de um código de barras ou envio de um SMS durante todo o tempo o proprietário da marca recebe em tempo real inteligência de negócios e análise.
Desenvolvido pela HP Software Professional Services, o HP GPAS, gera códigos de segurança possíveis de serem baixados e aplicados pela Brady em suas etiquetas de autenticação personalizadas. O processo de impressão e envio das etiquetas ocorre na própria infraestrutura de segurança da Brady.