Abraçando a revolução inteligente: o futuro dos rótulos e embalagens

Por Haim Levit*

Haim Levit é vice-presidente sênior e presidente de divisão da HP Industrial Print

A indústria gráfica passou por uma profunda transformação nas últimas duas décadas. O que antes era dominado por longas séries de produção agora mudou para tiragens mais curtas de produtos personalizados, adaptados para atender às diversas necessidades e preferências dos consumidores modernos. A procura por personalização e variedade continua a aumentar, mas com este aumento na diversidade surge um elevado nível de complexidade para a indústria de rótulos e etiquetas e de embalagens.

Numa era em que os hábitos de consumo evoluem rapidamente, os requisitos regulamentares flutuam e o comércio eletrônico remodela os canais de distribuição, a capacidade de adaptação rápida é fundamental. A flexibilidade é a chave para navegar neste cenário dinâmico, e as tecnologias digitais emergiram como um facilitador crucial da agilidade.

Hoje, quase uma em cada duas impressoras vendidas no setor é digital. Na próxima década, podemos prever que este número aumentará para dois em cada três. A HP Indigo foi pioneira ao introduzir a eletrofotografia líquida (LEP) na década de 1990, o que desencadeou esta revolução e os resultados são evidentes hoje. A transição da impressão convencional para a digital permitiu uma flexibilidade sem precedentes no atendimento às exigências dos clientes, com as impressoras digitais abrindo caminho para uma rápida adaptação a diversos pedidos, sem custos adicionais. No entanto, tudo isso é, em última análise, apenas história.

Ao olharmos para frente, a verdadeira questão é: o que o futuro reserva para a indústria de etiquetas e embalagens? Como atuarão os profissionais desse setor nos próximos anos e quais transformações estão no horizonte? Embora nenhuma bola de cristal possa prever com certeza, diversas tendências e desenvolvimentos oferecem insights sobre o caminho a seguir.

A digitalização definirá todo o processo

A digitalização deverá permear todos os aspectos do processo de produção, especialmente a jusante. Embora continuemos vendo o avanço de novos participantes e alguns convertedores se tornando 100% digitais, ainda há um caminho a percorrer.

 Sabemos que ao adotar processos digitais em toda a cadeia de produção, desde a impressão até ao produto acabado, a indústria poderá obter vantagens significativas em termos de produtividade, redução de desperdícios e sustentabilidade. As encomendas seriam executadas mais rapidamente e todo o sistema avançaria para stock zero e desperdício zero, menos armazenamento em toda a cadeia de abastecimento e, em última análise, maior eficiência e impacto ambiental reduzido tanto para os transformadores como para os seus clientes. Um processo 100% digital levaria à diminuição de defeitos de qualidade, erros que resultam em desperdício e destruição de valor.

As linhas de produção inteligentes estão em ascensão. Estamos olhando para um futuro em que um trabalho poderá ser concluído em apenas algumas horas e estar pronto para ser entregue alguns minutos depois. Mas alcançar esta visão de um ecossistema de produção totalmente digitalizado requer a superação de dois desafios críticos: padronização de formatos de arquivo e comunicação perfeita entre máquinas. A capacidade de trabalhar a partir de arquivos digitais unificados contendo especificações técnicas e dados comerciais agilizará o gerenciamento de pedidos e facilitará a resposta rápida às necessidades do cliente. Da mesma forma, a conectividade aprimorada entre máquinas permitirá o monitoramento e a otimização em tempo real dos processos de produção, impulsionando a eficiência e o desempenho. Estes dois desafios não são de forma alguma intransponíveis e a drupa 2024 será certamente um momento em que ouviremos e veremos mais.

Na indústria de embalagens, a informação flui ao nível da máquina, transferindo dados através do fluxo de produção e para Interfaces Homem-Máquina (HMIs) para que os operadores possam controlar a máquina e monitorizar o seu desempenho. Esses dados também alimentam sistemas ERP e uma infraestrutura em nuvem, onde são usados para entender se uma máquina, uma linha ou mesmo fábricas inteiras estão operando bem ou não. O cálculo da rentabilidade depende disso hoje. As grandes corporações, além da impressão, com dezenas de fábricas em todo o mundo, operando centenas de linhas de produção, utilizam esta informação para comparar o desempenho das suas instalações. Muito em breve poderemos prever que os convertedores irão operar de forma semelhante – medindo o desempenho das suas linhas de produção, a taxa de inatividade das suas impressoras, o número e tipo de avarias que sofrem, o consumo de consumíveis, o tempo de execução do trabalho e os custos de produção.

Robótica e sistemas inteligentes gerenciarão os fluxos

Numa era em que a diferenciação de produtos e o pedido sob demanda se tornaram reis, o número de substratos, filmes, primers, tintas e outros revestimentos a serem adquiridos, armazenados e usados é cada vez maior, uma produção eficiente não pode ignorar um gerenciamento mais otimizado de todos os fluxos de materiais e suprimentos. À medida que olhamos para o futuro, o papel da automação e da robótica na gestão dos fluxos de materiais nas fábricas também se tornará cada vez mais proeminente. Registros precisos e em tempo real de tudo que entra e sai da área de produção são essenciais e, à medida que olhamos para o futuro, podemos esperar que os ERPs das empresas gráficas integrem cada vez mais a rastreabilidade desses elementos e produtos acabados de forma mais eficiente, a partir do momento em que saem do máquinas para o armazém ou área de reconciliação para envio rápido.

A logística nas áreas de produção de impressão também evoluirá para acomodar os veículos de transporte. Os Veículos Guiados Automatizados (AGVs) e os Robôs Móveis Autônomos (AMRs) estão preparados para revolucionar a logística nas instalações de impressão, oferecendo benefícios como melhor gestão de inventário, maior produtividade e redução da dependência do trabalho humano. Ao integrar estas tecnologias nos fluxos de trabalho de produção, os fabricantes podem alcançar maior eficiência e capacidade de resposta às novas exigências. A indústria automóvel já está na vanguarda da utilização destes sistemas, enquanto a indústria de impressão e embalagem está apenas a começar a adotá-los. Nos próximos cinco a dez anos, esperamos ver a nossa indústria seguir o exemplo.

E a etapa final?

Após os fluxos entre conversores e embaladores, a última etapa dessa evolução envolverá os varejistas e os consumidores. Dentro de cerca de uma década podemos esperar que todos os fluxos de produção sejam geridos automaticamente por máquinas e robôs, com um mínimo de intervenção humana. A rastreabilidade será completa. As trocas digitais e físicas entre os pedidos dos consumidores para os varejistas e para as fábricas e armazéns serão perfeitas.

Na verdade, é apenas uma questão de tempo para que o consumidor seja quem aciona o pedido no momento em que compra o produto na loja ou online. A transação financeira iniciará uma série de ordens reversas que subirão na cadeia no momento da venda de um produto, do varejista ao produtor, até o ERP do conversor, que instruirá a imprensa a fabricar o tipo adequado de embalagem e rótulo. Em questão de dias, o convertedor pode fabricar todas as embalagens e rótulos necessários para os produtos vendidos e enviá-los ao embalador que os fabricará e os enviará ao varejista, permitindo-lhe reabastecer seus estoques quase instantaneamente. Com estes fluxos digitais e operando num modelo de stock zero, as gráficas serão capazes de gerir melhor os recursos, abraçar a sustentabilidade e, em última análise, abraçar uma maior rentabilidade. É possível fazer melhor?

A IA desempenhará um papel proeminente

Finalmente, o futuro da impressão não pode ignorar a Inteligência Artificial (IA). A integração da IA promete melhorar ainda mais a eficiência operacional e o controle de qualidade – detectando erros e corrigindo o trabalho dos sistemas de impressão, embelezamento ou corte por conta própria. Algoritmos orientados por IA também podem otimizar o desempenho da máquina, prever necessidades de manutenção e até auxiliar nos processos de tomada de decisão. Do controle de qualidade à manutenção preditiva e otimização da cadeia de suprimentos, a IA tem o potencial de revolucionar todos os aspectos da indústria de impressão e embalagem.

Os convertedores de etiquetas na linha de frente

Nesse cenário em rápida evolução, os rótulos e as embalagens estão na vanguarda da inovação. Sendo o primeiro setor a sofrer a sua revolução digital há trinta anos, a indústria está bem posicionada para abraçar tecnologias emergentes. Os próximos vinte anos prometem uma mudança de paradigma na forma como a impressão e as embalagens são conceituadas e executadas. Com a digitalização, a automação e a otimização orientada pela IA na vanguarda, a indústria está preparada para entrar numa nova era de qualidade, versatilidade, produtividade, sustentabilidade e rentabilidade. À medida que navegamos nesta revolução inteligente, uma coisa é clara: o futuro da impressão e da embalagem é brilhante e as possibilidades são ilimitadas.

COMENTÁRIOS