Concebido em 1987, o Projeto Simplificação, programa interno de sugestões da Brasilata, encerrou o ano de 2012 com 150 040 ideias acumuladas, significando uma média de 152,9 ideias por funcionário ao ano.
O resultado supera a meta de sugestões de 150 ideias por funcionário por ano prevista no planejamento da companhia, conforme o seu Balance Scorecard (BS). Mesmo após os ajustes realizados em 2011, quando um dispositivo do sistema informatizado passou a impedir a repetição de ideias e modificações mais simples, o projeto manteve o seu patamar de resultados.
Em 2012, o Projeto Simplificação comemorou a sua “Milionésima Ideia”, uma sugestão simples e criativa, concebida por seis funcionários. Seu nome é autoexplicativo: “Aumentar uma fileira de latas por camada de pacote nas latas pequenas”. Esta ideia gerou ganho de 5 mil reais em um ano com as reduções de custos em material de embalagem secundária, despesa com frete e otimização do espaço de armazenagem.
“A milionésima ideia traduz fielmente o espírito promovido pelo Projeto Simplificação”, afirma Antonio Carlos Teixeira Álvares, CEO da Brasilata. “A empresa acredita que as pequenas ideias têm riscos menores, são mais fáceis de serem implementadas e estimulam o empreendedorismo entre toda a equipe, mobilizada na busca da eficiência e melhores desempenhos.”
A Brasilata é o maior fabricante de latas de aço do país e tem quatro unidades fabris – situadas em São Paulo (SP), Estrela (RS), Rio Verde (GO) e Recife (PE). A companhia emprega 1 mil funcionários, contratados formalmente como inventores.