Prolata coleta embalagens de aço pós-consumo

Pontos em Retorna Machine parceiros revertem benefícios ao consumidor final

A Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos e entidade gestora para logística reversa de latas de aço, criada pela Associação Brasileira de Embalagens de Aço (ABEAÇO), amplia o Programa de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) por meio da parceria com a Triciclo Soluções Sustentáveis para operação de recebimento de embalagens de aço pós-consumo por PEVs Retorna Machines. Os consumidores finais já podem encontrar 305 pontos de entrega voluntária parceiros pelo Brasil que revertem benefícios a partir das latas de aço descartadas nas máquinas, como créditos em bilhetes de transporte público, desconto na conta de energia elétrica ou telefonia pré-paga.

A Prolata Reciclagem foi a primeira entidade gestora do Brasil a assinar o termo de compromisso com o Ministério do Meio Ambiente em torno da Lei 12.305/2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que reconhece as embalagens reutilizáveis e recicláveis como um bem econômico e de valor social, geradoras de trabalho e renda, e que, por isso, devem ser descartadas corretamente e devidamente recicladas, a fim de evitar a degradação do meio ambiente. Dessa forma, a coleta seletiva e a reciclagem das embalagens pós-consumo são consideradas um compromisso conjunto do governo, da população, das empresas, de organizações não-governamentais e associações para que todos tenham ciência e exerçam seu papel para assegurar a destinação adequada dos materiais recicláveis.

Para tornar o descarte correto mais acessível a todos, a Prolata iniciou o Programa de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). O sistema porta a porta e a presença destes PEVs são capazes de fazer a diferença para que as embalagens pós-consumo sejam corretamente encaminhadas à revalorização. Buscando intensificar o engajamento de consumidores finais com o tema da logística reversa e intensificar o volume de descarte correto, em julho de 2018, a Prolata iniciou uma parceria com a Triciclo Soluções Sustentáveis para operação de recebimento de embalagens de aço pós-consumo pelos PEVs retorna machines.

O Programa Prolata já conta com 305 PEVs parceiros Triciclo Retorna Machine em operação no Brasil para recebimento de latas de aço pós-consumo. Thais Fagury, presidente-executiva do Prolata Reciclagem, explica que “em 2023, a entidade se encarregou de reciclar mais de 60 mil toneladas de latas de aço pós-consumo, o que reflete o nosso esforço em expandir o Prolata em diversos pontos estratégicos pelo Brasil. Os pontos Retorna Machine fazem parte desse esforço e contribuem para a expansão e capilaridade do Programa”.

O que são as PEVs Retorna Machines

As Retorna Machines Triciclo são máquinas com telas touch screen capazes de recolher resíduos sólidos (embalagens pós-consumo vazias) como latas de aço, latas de alumínio e outras embalagens de fácil reciclabilidade. Ao inserir a embalagem na máquina, seu código de barras é verificado e os pontos referentes ao tipo de resíduo descartado são creditados na conta do usuário. Estes pontos podem posteriormente ser revertidos em benefícios como créditos em bilhetes de transporte público, desconto na conta de energia elétrica ou telefonia pré-paga ou, até mesmo, podem ser doados para instituições filantrópicas.

Embora não seja um ponto exclusivo para o recebimento de latas de aço, os PEVs Retorna Machine possuem a particularidade de reverter créditos aos usuários. Esta característica conecta o consumidor final à causa, garantindo maior aderência e fortalecendo o engajamento com o tema da logística reversa. “As PEVs Retorna Machines vão muito além de pontos de recebimento, também funcionam como uma estratégia de comunicação, já que são capazes de disseminar conhecimento e a importância do descarte correto aos consumidores finais que são impactados pela sua presença”, acrescenta a presidente-executiva.

Em mais de dez anos de atividades, a Prolata já conta com mais de 543 pontos de recebimento próprios e parceiros de latas de aço pós-consumo, 80 cooperativas e 65 entrepostos e centrais mecanizadas parceiras espalhadas pelo Brasil.

COMENTÁRIOS