A NoMoo, foodtech do segmento plant-based especializada na produção de queijos à base de castanha de caju, remodelou o sistema de embalagem de duas linhas de produtos. O projeto foi desenvolvido dentro do programa End user do Vitainspira da Papirus, em parceria com a consultoria SIDE (Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens), desde a criação do conceito até a especificação técnica do papel cartão.
“Escolhemos trabalhar com a Papirus e a SIDE, pelas vantagens oferecidas pelo programa End user, que traz soluções em embalagens personalizadas para cada produto. Conseguimos chegar a um resultado final que traz praticidade para o consumidor e para a linha de produção, além do design funcional que tem afinidade com a proposta da marca”, explica Marcelo Doin, fundador e CEO da NoMoo .
Para a linha de queijos muçarela, o desafio foi substituir um modelo de embalagem aberta, que demandava muito tempo de montagem e era laminada, ou seja, contava com uma camada plástica. “A embalagem era difícil de montar e criava um gargalo na produção”, lembra Doin.
A solução, então, foi desenvolver uma embalagem de fundo automático, que pode ser armada com um movimento. As equipes da Papirus e da SIDE enxergaram ainda a oportunidade de reduzir a gramatura do cartão e eliminar o plástico. “Para isso, o Vitafreezer Resin, da linha Vita, foi a solução ideal, pois substituiu o plástico por uma resina reciclável e biodegradável, e proporcionou ganhos de produtividade na gráfica e menor consumo de papel cartão”, conta Marco Chasles, gerente Comercial da Papirus.
Já a embalagem da linha de queijo tipo chévre passou por uma transformação ainda maior com a utilização do Vitafreezer Resin. O copinho plástico que embalava o produto foi substituído por uma embalagem toda feita em cartão, também com fundo automático. “O nosso produto tem um conceito muito definido e a intenção era que as embalagens, além de bonitas, pudessem traduzir esse conceito. A Papirus conseguiu cumprir esse papel e agregou sustentabilidade e um alto padrão de qualidade ao nosso produto”, conta Nathália Pires, Head de Marketing e Inovação e sócia fundadora da NoMoo.
Com as novas embalagens, Nathália calcula uma economia de tempo para o envase de cerca de 33%. Ela diz também que a redução do uso do plástico no processo produtivo ajudará no cumprimento das metas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). “A sustentabilidade é uma bandeira muito importante para a NoMoo, e o papel cartão utilizado nas embalagens está em sintonia com as nossas políticas ambientais. Estamos muito felizes com essa parceria!”, afirma.
O programa End user do VitaInspira Papirus realiza todo o estudo do sistema de embalagem do cliente e avalia as necessidades dos consumidores, auxiliando as empresas a desenvolverem a embalagem ideal para cada produto, com base nas últimas tendências e inovações. “Nossa experiência nos permite oferecer um serviço completo. Muito mais do que uma relação de fornecedor e cliente, oferecemos uma parceria de negócios, com soluções e serviços diferenciados”, conclui Marco Chasles.