A Kellogg’s está fazendo um teste com embalagens do cereal Coco Pops que apresentam tecnologia projetada para detectar e reproduzir rotulagem e informações de alérgenos para pessoas com perda de visão.
As novas caixas – que foram criadas em parceria com o Real Instituto Nacional de Cegos (RNIB) – permitem que um smartphone detecte um código na embalagem, alertando o usuário para que ele possa optar por ler as informações de ingredientes, alérgenos e reciclagem em voz alta.
O teste, que está ocorrendo em quase 60 lojas da rede Co-op em todo o Reino Unido, vem depois que uma pesquisa do RNIB revelou que nove em cada dez pessoas cegas ou com dificuldades severas de visão sentem que as informações nas embalagens de alimentos são difíceis ou impossíveis de ler.
A embalagem usa a tecnologia NaviLens, que permite que os smartphones detectem o código a até três metros de distância quando apontados na direção da aproximada caixa do cereal, ao invés da posição exata do código.
Quando o telefone detecta o código, o consumidor pode optar por ter as informações sobre o produto lidas em voz alta ou lê-las em seu dispositivo usando ferramentas de acessibilidade.
O NaviLens é usado atualmente nos sistemas de transporte das cidades de Barcelona, Madrid e Murcia, na Espanha, para ajudar os cidadãos com deficiência visual. O teste da Kellogg’s marca a primeira vez que o NaviLens é usado em embalagens de alimentos.
As caixas de edição limitada também são gravadas com braille, enquanto as informações na embalagem estão em um tamanho com fontes maiores.
“Se o teste der certo, usaremos a tecnologia nas embalagens de outros cereais para que os clientes com deficiência visual tenham acesso”, diz Chris Silcock, diretor administrativo da Kellogg no Reino Unido.
De acordo com Marc Powell, líder de acessibilidade estratégica da RNIB, diz que “informações importantes sobre as embalagens frequentemente estão em letras muito pequenas, dificultando a leitura por pessoas cegas e amblíopes. Isso pode tornar as compras um verdadeiro desafio, especialmente para aqueles com necessidades dietéticas específicas, já que eles não conseguem ver as informações nutricionais importantes”. “O teste com a Kellogg’s, usando a tecnologia NaviLens, elevou o padrão em design de embalagens inclusivas e acessíveis, permitindo que pessoas com pouca ou nenhuma visão localizem um produto na prateleira e acessem todas as informações sobre ele de forma totalmente independente pela primeira vez”, completa Powell.
A ação foi lançada nesta quinta-feira, 8 de outubro, do Dia Mundial da Visão.