A Sadia, marca da BRF, anunciou na manhã desta segunda-feira (22/8) a redução de 30% dos níveis de sódio em mais de 40 produtos da linha, o que representa cerca de 70% dos seus produtos.
Expectativa é que sejam retirados do mercado, no prazo de um ano, mais de 125 toneladas de sódio ou 315 toneladas de sal. O objetivo da marca é “auxiliar as pessoas a comerem de maneira saudável e equilibrada”.
A Sadia desenvolveu uma tecnologia inédita e exclusiva que permite a redução de sódio sem alterar o sabor e a qualidade dos produtos. Mais de 40 itens do portfólio foram reformulados, entre eles, presunto, salsichas, frango temperado, linguiças e pratos prontos, como lasanhas e estrogonofe.
A alteração do volume de sódio será comunicada nas embalagens dos produtos.
“No total, a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Sadia dedicou mais de 52 mil horas ao desenvolvimento da tecnologia que permitiu a primeira redução de sódio em larga escala do País, reforçando cada vez mais o pioneirismo da marca”, afirma Cecília Mondino, diretora de marketing da Sadia. A matéria-prima usada provém da proteína animal (carne de frango), um ingrediente natural que serve como base para que seja feita uma espécie de “caldo de carne”.
“A nova tecnologia, que está em processo de patenteamento, intensifica o uso de temperos naturais e especiarias já presentes na composição dos produtos, como pimenta, alho, cebola, coentro, páprica etc”, Fábio Bagnara, gerente de pesquisa e desenvolvimento da BRF. Importante ressaltar que também foram realizadas adaptações nas unidades produtoras.