Mondelez utiliza inteligência artificial para desenvolvimento de produtos

A Mondelez International passou a usar inteligência artificial (IA) no processo de desenvolvimento de seus produtos. A nova ferramenta, criada em parceria com a consultoria de software Fourkind, utiliza o aprendizado de máquina e tem acelerado a criação de receitas e otimizado a adaptação de snacks clássicos para atender às preferências do consumidor de forma eficiente e sustentável.

De acordo com o The Wall Street Journal, a ferramenta de IA foi desenvolvida em 2019 e passou a ser utilizada nos Estados Unidos para biscoitos e snacks assados, além de bebidas em pó globalmente. O sistema permite que especialistas da Mondelez especifiquem características desejadas, como sabor (baunilha, salgado ou amanteigado), aroma (oleoso ou tostado) e aparência (quantidade de chips, formato), além de considerar custos, impacto ambiental e perfil nutricional.

“Podemos criar novos produtos ou atualizar clássicos em um ritmo quatro a cinco vezes mais rápido do que antes”, explicou Kevin Wallenstein, gerente da divisão digital de pesquisa e desenvolvimento de biscoitos. Apesar do suporte da IA, humanos fazem os testes de degustação para garantir a qualidade dos produtos.

A tecnologia já foi aplicada em mais de 70 projetos, incluindo o lançamento do Gluten Free Golden Oreo e a atualização da receita de Chips Ahoy. Receitas existentes são periodicamente revisadas para alterações, como a troca de fornecedores de ingredientes, garantindo que os produtos evoluam sem perder a essência.

Wallenstein explicou que a ferramenta já sugeriu alterações inadequadas, como aumentar a quantidade de bicarbonato de sódio em biscoitos para reduzir custos, erro que foi corrigido graças à supervisão humana. “O papel do ‘guardião da marca’ é crucial para manter a essência de produtos como Oreo intacta”, ele acrescentou.

Fonte: Exame

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