A disposição da indústria brasileira em lançar produtos não avançou em abril deste ano, conforme mostra o Índice GS1 de Atividade Industrial, medido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Assim como aconteceu nos três primeiros meses de 2024, o índice apresenta queda para abril quando comparado a março – menos 11,9% no comparativo livre de efeitos sazonais com o mês de março de 2024, e menos 4,3% comparado a abril de 2023.
No entanto, considerando o período dos últimos 12 meses, o crescimento acumulado pelo indicador ainda é positivo, 14,9%.
“Em abril, a variação acumulada no ano para o índice foi de -2,4%, indicando que a intenção de lançamento de produtos no período foi ligeiramente inferior à observada no ano passado”, comenta Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Mas o acumulado nos últimos 12 meses para o indicador tem se mantido positivo desde setembro de 2022 e encontra-se em patamar elevado, apontando que o segundo e o terceiro trimestre com mais confiança”, completa Vaamonde.