ABIR e ANCAT renovam parceria para economia circular das embalagens

Roberto Rocha (ANCAT) e Victor Bicca (ABIR) assinam acordo de incentivo à economia circular de embalagens

A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) assinaram nesta semana novo protocolo de intenções com o objetivo de incentivar a economia circular de embalagens em geral, em consonância com as premissas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O acordo, assinado na sede da ABIR, em Brasília, estabelece apoio ao desenvolvimento de um programa de logística reversa entre as associações, bem como a criação de uma entidade gestora como prevê a legislação vigente; campanhas de educação ambiental; melhoria contínua do design de embalagens visando a redução de utilização de energia e matéria-prima para sua produção; redução gradativa até a substituição por completo de embalagens de bebidas com baixo índice de reciclagem no Brasil; ampliação da utilização de conteúdo reciclado nas embalagens; ampliação do portfólio de retornáveis, bem como fortalecimento das cooperativas ou entidades associativas de catadores de material reciclável.

“É um importante reforço do compromisso de todo o setor com a valorização do trabalho dos catadores, bem como das iniciativas em prol de um país com melhor gestão de seus resíduos. Ao longo dos últimos anos, temos nos empenhado na reformulação de nossas embalagens, nas campanhas de descarte consciente e esse acordo só trará ainda mais possibilidades rumo ao fortalecimento da economia circular”, afirmou Victor Bicca, presidente da Abir.

“Temos mais um marco na história dessa importante parceria com a ABIR, representante do setor de não alcoólicos no Brasil, que fortalece o trabalho dos catadores rumo a uma economia circular ainda mais inclusiva, com participação do setor privado e daqueles que alimentam essa cadeia. Estamos otimistas com esse trabalho colaborativo”, ressaltou o presidente da ANCAT,  Roberto Rocha.

COMENTÁRIOS