SIG anuncia resultados de 2023 das ações com os programas so+ma e Recicleiros Cidades

Os dados do último Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil revelam que o Brasil gera mais de 80 milhões de toneladas de lixo todos os anos e recicla menos de 4%, apenas. Ainda, mais de 70% dos brasileiros não separam o lixo orgânico e reciclável, segundo uma pesquisa de 2023 do Ibope. Porém, graças ao incentivo de empresas como a SIG, especializada em envase e embalagens cartonadas, programas como so+ma vantagens e Recicleiros Cidades têm contribuído positivamente para transformar esse cenário. E os números de 2023 comprovam isso.

A startup so+ma, que implanta o ESG na prática promovendo o engajamento e a mudança de comportamento no Brasil por meio do incentivo à reciclagem e à economia circular, recebeu, somente nas unidades de Curitiba (PR) e Campo Largo (PR), em 2023, mais de 220 mil kg de materiais recicláveis. Os espaços, de apenas 6mts2, foram estruturados para facilitar o acesso da população na entrega dos materiais e conta com os apoios da SIG, Governo do Paraná e prefeituras locais. Durante o último ano foram economizados mais de 683 mil KWH de energia, 16. 000 m³ de água, 659 kg de CO² foram mitigados e mais de duas mil árvores salvas, além de destinar volume reciclável adicional para as cooperativas parceiras. “Os participantes, individualmente, também têm o seu extrato de impacto ambiental e social, o que contribui para materializar a importância da criação desse novo hábito”, adiciona Claudia Pires, fundadora da so+ma.

Para potencializar o envolvimento da população, a so+ma estimula a prática da reciclagem por meio do Programa so+ma vantagens. A iniciativa permite que as pessoas revertam seus resíduos sólidos em créditos e os troquem por benefícios como cursos profissionalizantes, alimentos e itens de higiene pessoal ou, ainda, possam transferir doações para ONGs locais.  Dessa forma, mais de 11 mil recompensas foram resgatadas em 2023.

“Saber que estamos apoiando projetos tão visionários, apostando na reciclagem e oferecendo vantagens com a troca de resíduos, é o que nos faz acreditar que estamos no caminho da expansão e alinhados aos objetivos da estratégia global de sustentabilidade da companhia, ampliando os índices de reciclagem de embalagens no Brasil e incentivando a mudança no comportamento das pessoas”, comenta Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul.

Já o Programa Recicleiros Cidades, projeto onde a SIG é investidora semente que, desde 2018 implanta políticas públicas de coleta seletiva e reciclagem inclusiva em parceria com municípios, já alcança hoje 14 cidades (Jijoca de Jericoacoara/CE, Naviraí/MS, Cajazeiras/PB, Garça/SP, Guaxupé/MG, Piracaia/SP, Ji-Paraná/RO, Caçador/SC, Caldas Novas/GO, Campo Largo/PR, Serra Talhada/PE, Três Rios/RJ, Maracaju/MS e São José do Rio Pardo/SP) e inova por meio de um conceito de centrais de reciclagem. Com equipamentos modernos, assessoria técnica qualificada e gestão, mais de 10 mil toneladas de material foram acumuladas desde o início do programa, sendo 4.4 mil       toneladas recicladas só no ano passado. Além de terem sido criados 347 postos de trabalho          

“Existe um ponto de convergência muito íntimo entre o setor empresarial, prefeituras, catadores e cidadãos. Para ter resultados, precisamos sair de uma lógica de improviso e lançar uma solução transversal, interdependente e complexa. É preciso haver políticas públicas, capacidade de reciclar, mudar o comportamento do consumidor e amadurecer a relação com o mercado, fazer a reintrodução desses materiais acontecer de maneira estruturada e virtuosa”, comenta Erich Burger, fundador e diretor institucional do Instituto Recicleiros.

Em 2023 foi aberto o 5º Edital para ingresso no Programa Recicleiros Cidades.      Foram mais de 600 inscrições de municípios, onde eles passaram por um longo processo de qualificação junto à Academia Recicleiros do Gestor Público, resultando em 9 cidades habilitadas a integrar o programa.

Para Isabela de Marchi, as ações voltadas se conectam à estratégia global de sustentabilidade da companhia. “Ao investirmos em programas de coleta seletiva, conscientização e reciclagem, estamos apoiando um ciclo que visa desde a educação nas escolas até os catadores, criando um ambiente com mais qualidade de vida, conscientização e retorno para os seus moradores das regiões atendidas”.

COMENTÁRIOS