Startup cria tecnologia que reduz plástico em embalagem de produtos para nutrição por sonda

A Enterall Healthcare, startup em fase pré-operacional, utilizará uma embalagem inovadora para produtos de nutrição enteral que promete reduzir o uso de plástico em até 90%. O anúncio foi feito pelo fundador Ronaldo Leite no XXV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN 2023) em Campinas (SP). Ele enfatizou o potencial da tecnologia patenteável da empresa em transformar o descarte de embalagens no setor, evitando potencialmente o despejo de mais de 2,1 milhões de toneladas de plástico no ambiente nas próximas duas décadas.

O mercado de nutrição enteral está em expansão, prevendo-se um crescimento de 30% nos próximos anos, com um valor de mercado global estimado em cerca de US$ 12 bilhões. Com o envelhecimento da população e a prevalência de doenças metabólicas e crônicas, a demanda por nutrição enteral está aumentando, mas não existem registros a reciclagem dessas embalagens plásticas permanece baixa. A EnterAll aposta na embalagem cartonada asséptica – as chamadas “longa-vida” –, já que no Brasil, pelo menos uma em cada três dessas embalagens é reciclada, com um potencial enorme para expansão e benefícios ambientais significativos.

As embalagens cartonadas assépticas, adaptadas pela EnterAll, podem substituir as atuais embalagens plásticas e eliminar o uso de frascos plásticos na administração de nutrição por sonda, reduzindo substancialmente o lixo plástico. Esta inovação não só é benéfica para o meio ambiente, mas também pode diminuir os custos de embalagem em até 70%.

Ronaldo Leite, com mais de duas décadas de experiência na indústria de alimentos e nutrição, destaca a importância da nova tecnologia não apenas para os pacientes, mas também para as indústrias relacionadas, que buscam cumprir compromissos ambientais nos próximos anos. Ele ressalta que a solução da EnterAll alinha-se perfeitamente visando os índices de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destacando sua relevância na promoção de um futuro mais sustentável.

COMENTÁRIOS