Mãos Pro Futuro alcança 1 milhão de toneladas de resíduos recuperados

O programa de logística reversa “Mãos Pro Futuro”, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e realizado em parceria com a ABIPLA e ABIMAPI, alcançou a marca de 1 milhão de toneladas de resíduos sólidos recuperados desde sua implementação no Brasil. Além disso, o programa também expandiu sua abrangência e atualmente, contribui diretamente para 14 dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 “A marca demonstra o comprometimento contínuo com uma gestão ambiental responsável e eficaz. Estávamos alinhados com 7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e agora chegamos a 14”, comemora João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

Desde o seu lançamento, em 2006, o “Mãos Pro Futuro”, tem desempenhado um papel notável na promoção da economia circular e na redução do impacto ambiental com resultados expressivos. De acordo com o último relatório, só em 2022, o programa recuperou 163.845 toneladas de massa de embalagens.

Mais recentemente, em fevereiro de 2023, o Programa lançou sua nova identidade visual e trouxe também para as empresas aderentes, um selo que pode ser utilizado em embalagens de produtos, demonstrando dessa forma aos consumidores, que a empresa, cumpre todas as metas de recuperação de embalagens pós consumo exigidas pelas regulamentações vigentes.

“É mais uma prova do esforço contínuo para abordar uma variedade de desafios globais interconectados, incluindo a erradicação da pobreza, a promoção da igualdade de gênero, a ação climática e a promoção do consumo e produção responsáveis”, aponta Fábio Brasiliano, diretor de Meio Ambiente da ABIHPEC e coordenador do programa.

Atualmente, cerca de 200 organizações de catadores, que atuam em 165 municípios do Brasil espalhados por todas as unidades federativas do país, integram o “Mãos Pro Futuro”.

COMENTÁRIOS