Coquetel com tampa inteligente

Basta girar a tampa para liberar mistura para drinques no uísque

A marca de uísque The Glenlivet, da Pernod Ricard Chivas Brothers, lança dois coquetéis de mistura instantânea e prontos para servir. Para preparar, basta abrir a garrafa. Um giro da tampa de alumínio libera ingredientes pressurizados da mistura do coquetel.

O Twist & Mix Cocktails é uma linha de misturas de qualidade premium em garrafas de vidro de 375 mililitros. Os consumidores agora podem servir o Old Fashioned, com notas de laranja, noz-moscada e canela, ou o New Manhattan, com sabores de cereja e gengibre, sem ingredientes extras. E a embalagem é o que torna isso possível.

“O que vimos durante a pandemia foi um aumento nos momentos de elevado convívio em casa, com os consumidores não apenas apostando na qualidade, mas também experimentando cada vez mais drinques prontos para beber (RTD – ready to drink) e coquetéis caseiros”, afirma Yogesh Gandhi, chefe de Inovação da Chivas Brothers Pernod Ricard.

Os coquetéis estão prontos para servir depois que os consumidores completam três etapas simples: girar a tampa, permitir que a mistura pressurizada de ingredientes saia do recipiente para o uísque e despeje o coquetel sobre gelo. Segundo a fabricante, a oferta “visa elevar o entretenimento doméstico, proporcionando uma experiência artesanal sem a bagunça ou o incômodo de sobras de ingredientes, receitas complicadas ou equipamentos de bar”.

“Com este produto inovador, estamos inspirando as pessoas a desfrutarem de whisky escocês single malt em mais ocasiões e fornecendo uma solução para atender à demanda do consumidor por coquetéis de alta qualidade, preparados na hora, fáceis de servir e desfrutar com amigos e família”, diz Johan Radojewski, vice-presidente de marketing – Scotch, Irish & Prestige Whiskey Pernod Ricard EUA.

Os coquetéis em si podem ser clássicos, mas não há nada de antiquado na tampa funcional, na concha de alumínio e no sistema de fechamento desenvolvido pela Vessl.

Tal como embalagens com o mesmo conceito nas categorias de cosméticos e fragrâncias de alta qualidade, as bebidas destiladas premium têm um preço e uma margem que permitem uma embalagem mais cara, que raramente altera o custo de cada unidade. Mesmo que o custo da embalagem seja um pouco maior do que o conjunto tradicional de garrafa, rótulo e tampa, o consumidor provavelmente não sentirá isso no bolso.

Além disso, “um desafio comum em torno de bebidas destiladas prontas para beber é que há muitos ingredientes que simplesmente não podem ser armazenados por longos períodos de tempo em bebidas destiladas de alta qualidade”, diz Walter Apodaca, fundador e CEO da Vessl. “Pelo menos você não pode misturá-los em suas instalações e esperar que eles tenham um desempenho tão bom ou tenham um sabor tão bom quanto teriam quando misturados na hora. Misturar os ingredientes a bebidas destiladas afeta a cor, o sabor e o aroma. Portanto, a noção de ter a capacidade de misturá-lo no RTD foi intrigante para a Chivas Brothers Pernod Ricard”, ele explica.

Proteger os ingredientes da mistura do líquido com alto teor de álcool é a função da tampa Vessl. Mas não é apenas o álcool que pode afetar o sabor. Na verdade, um grande impulsionador do conceito é manter os ingredientes ativos frescos e protegê-los da oxidação e da exposição prejudicial à luz UV que ocorreria se não fossem pressurizados em um recipiente com nitrogênio. Outro fator a favor deste sistema é que, graças à colaboração em P&D entre o fornecedor e a marca, a tampa funciona na garrafa de vidro padrão da The Glenlivet e nos equipamentos de embalagem existentes. Ele atua como um acessório de fechamento Roll On, Pilfer Proof (ROPP) padrão, de modo que o equipamento de embalagem precisava de ajustes mínimos para incorporar o design.

“O design da garrafa de vidro que você vê hoje, com tampa ROPP, não exigiu grandes mudanças no ambiente de engarrafamento”, diz Apodaca. “Usamos um invólucro ROPP existente e desenvolvemos os meios para incorporar nosso dispositivo de fechamento e distribuição na tampa, de tal forma que ela passe por seu sistema de alimentação, enchimento e fechamento da mesma forma que a tampa comum, sem o nosso fechamento e dispensador”, ressalta o executivo.

Não são necessárias instruções para o consumidor ou ferramentas para abertura, muito menos um código QR direcionando os consumidores para um vídeo instrutivo. “Agora temos a chance de ver muitos vídeos de usuários no Instagram e alguns dos jornalistas que vimos saindo do projeto Glenlivet Twist & Mix”, diz Apodaca. “Percebemos que não tem ninguém explicando como fazer. Há muitas pessoas abrindo e dizendo: ‘Uau, isso é muito legal’”, conta Apodaca.

“O consumidor simplesmente gira a tampa para liberar os ingredientes naturais do coquetel no uísque, que quando derramado sobre gelo recria habilmente um coquetel ‘digno de bar’, sem a necessidade de sair”, diz Gandhi, da Pernod Ricard.

“Novos rótulos e caixas também ajudaram a ilustrar a aparência do produto quando a tampa é aberta, garantindo uma experiência perfeita para o consumidor”, acrescenta Gandhi sobre a embalagem secundária.

Fonte: Packaging World

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