Cromagrafyc confia no Metrics ERP para crescimento consistente

Vista panorâmica da Cromagrafyc

Com quase 30 anos no mercado, a Cromagrafyc, localizada em Diadema (SP), é especializada no desenvolvimento e produção de semirrígidos com foco em embalagens de papel cartão micro ondulado e sacolas com alto valor agregado para o varejo de luxo. Uma parte importante no direcionamento da empresa está na prestação de serviços de armazenamento e administração de estoque dessas embalagens com o despacho e entrega fracionada dos produtos para grandes redes varejistas, tanto lojas próprias, como franquias ou distribuidores.

O sistema Metrics ERP foi escolhido pela empresa como parceiro para suportar as próximas décadas de crescimento e, após esse período de implantação do sistema, a escolha tem se mostrado a mais acertada, formando um dos alicerces de sustentação da empresa, junto com o novo parque gráfico – que também parte para o terceiro ano de funcionamento – localizado no Complexo Imigrantes, em São Paulo.

Daniel Kim, diretor executivo da Cromagrafyc, é o maior entusiasta do sistema dentro da empresa. “Só me arrependo muito de não ter tomado essa decisão (de implantar o Metrics) há uns 13 anos atrás, quando optamos por outro fornecedor. Hoje tenho clareza de que se a decisão fosse outra teríamos tido resultados muito melhores nesse período.”

Quanto à implantação em meados de 2020, Kim destacou a praticidade de implantar o sistema de forma totalmente remota, um desafio necessário devido a pandemia naquele momento, “no Go Live recebemos o time da ePS para acompanhar a virada de sistema apenas por segurança, todo o processo de implantação ocorreu de forma remota. E posso afirmar que ali se estabeleceu um novo paradigma, tanto que para os novos módulos que temos adquirido, tudo acontece remotamente”, lembra o diretor.

Por ser um sistema desenhado especificamente para o setor gráfico e de embalagens, o Metrics ERP se beneficia muito com parcerias como a com a Cromagrafyc. “Toda a experiência e feedbacks que recebemos de nossos clientes são de grande valor para melhorar e desenvolver nossos produtos e a Cromagrafyc é uma fonte de informações”, comemora Oscar Silverio, Gerente de Operações da América Latina da ePS.

Daniel Kim, da Cromagrafyc

Depois da implantação dos módulos adquiridos inicialmente do Metrics ERP, a empresa de Kim tem implantado novos módulos, com resultados animadores. “Reavaliamos nossos processos periodicamente para pontos de melhora e o que temos acrescentado sempre faz muito sentido. Já implantamos os módulos de Tooling, HH, CRM e o LQAS, de qualidade.”

O CRM ganhou destaque por ser uma ferramenta fácil de usar e que substituiu outro software, “o CRM que tínhamos era caro e complexo e usávamos apenas 1% do que oferecia.” A equipe comercial da Cromagrafyc tem aderido ao módulo de forma gradativa e vendo as vantagens das informações centralizadas e vinculadas automaticamente aos orçamentos e ao workflow.

O módulo de qualidade LQAS foi outra grata surpresa na empresa. Desde a implantação rápida, foi um sucesso na hora de conectar, parametrizar e colocar analistas em linha com as rotinas, eliminando trabalhos repetitivos. Já o Pedido Web integrou serviços com transparência e está em fase de evolução com apoio da Cromagrafyc: “estamos na linha de frente com essa evolução.” Já o iQuote ganha destaque para o Workflow. “Depois do funcionamento pleno, passamos a explorar os recursos do Workflow e foi um divisor de águas. Antes precisávamos cobrar muito todas as áreas, e com o desenho do Workflow contendo todos os gatilhos, eventos e notificações a operação vai completando os eventos e se torna um organismo vivo que permite um incrível gerenciamento das informações e acaba reduzindo prazos, consequentemente, custos.” Daniel dá um exemplo claro de como o Workflow facilita o dia-a-dia da operação “Quando tínhamos um problema dentro de uma OP perdíamos mais tempo tentando descobrir onde ocorreu do que a correção, e muitas vezes corrigíamos e não encontrávamos o histórico, com o Workflow do iQuote é clicar em um botão e enxergar todos os eventos, horário que foi gerado, que foi concluído, se foi ou não reaberto, o operador responsável, o que torna muito fácil localizar o problema, sua origem e causa, e resolver para não acontecer mais”.

Quanto a coleta de dados da produção Daniel comenta “tínhamos muita dificuldade no planejamento e controle de produção em relação aos apontamentos do chão de fábrica dos operadores, porque a ferramenta que usávamos era instável, funcionava dois dias no terceiro não, a percepção era de que mais atrapalhava do que ajudava. Quando implantamos o JobTrack fiquei preocupado de que os operadores não fossem conseguir usar, e foi uma surpresa além de estável com poucos meses os operadores perceberam que a ferramenta era para ajudar, antes tínhamos dificuldade de saber quanto foi produzido era necessário somar as anotações do papel e agora a informação está disponível em tempo real.”

Daniel ainda explica como conseguiu uma adesão alta dos operadores com o uso da ferramenta para os apontamentos “temos 98% de acuracidade dos apontamentos com o JobTrack, passamos a apresentar aos operadores relatórios mensais com todos os seus apontamentos realizados para que ele enxergue com o olhar da gestão, um dia que não completou o apontamento, um dia que não teve perda, dessa forma o operador tem a percepção do que gerencialmente estão vendo e assim corrigir ou entender qual o erro no processo e apontar para que seja feita a correção, o intuito é chegar no pós-cálculo com acuracidade”.

O que o Daniel Kim mais destaca com a implantação de cada módulo é a eliminação de controles paralelos, algo que o enlouquecia com o sistema antigo, que era, em alguns pontos, superdimensionado, e em outros incapaz de entender a natureza do negócio. “Eu fico impressionado, usamos o Metrics ERP de ponta a ponta, antes usávamos uma solução ultrapassada, era como passear pela avenida Faria Lima com um dinossauro, não evoluía, estava parada no tempo, e era necessário diversos controle paralelo. O Metrics acabou com controles paralelos, encontramos formas de trabalhar dentro do sistema”, afirma o diretor.

Com o Metrics, cada setor da empresa tem um analista e, de acordo com Kim, não há necessidade de backups de pessoal, pois tudo está interligado e todos podem acessar. Ainda segundo o executivo, a possibilidade de “plugar” outras ferramentas também tem sido um fator bastante positivo. “Hoje, 70% aqui é Metrics e 30% é de outras ferramentas, mas que estão interligadas ao sistema da ePS”, garante.

Quando perguntado sobre o impacto do Metrics ERP na operação, Daniel Kim explica “pela natureza do negócio da Cromagrafyc, métricas mais precisas de evolução da empresa em termos de produtividade e até mesmo de faturamento, são difíceis de obter, itens como custo de matéria prima e a grande variedade de itens produzidos dificultam essas medidas. Mas a percepção de quem nasceu dentro da empresa é de que a evolução depois da chegada do Metrics ERP é estrondosa.” “Essa é uma empresa familiar, como a maioria do setor. Lembro de meu avô controlando todo o faturamento com um bloquinho feito com tiras de aparas que ele levava sempre no bolso. Aprendi a tocar os negócios com o feeling de quem nasceu aqui dentro”, lembra Kim. “Mas o Metrics me deu a segurança de ver esse meu feeling transformado em números e de poder estar no sistema acessível por várias pessoas aqui na empresa, mesmo que eu não esteja presente.”

Com o Metrics ERP a direção da Cromagrafyc se sente segura para investir no futuro de forma organizada e sem perder o controle. “Por vezes, crescer sem planejamento pode dar o resultado final oposto do esperado”, garante Daniel Kim. “E graças à parceria com a ePS, me vejo daqui uns 10, 15 anos, com essa mesma ferramenta, evoluindo sempre, e de olho em novidades que sei que estão para chegar”, concluiu.

COMENTÁRIOS