BOBST completa 50 anos no Brasil

Sede da Bobst em Itatiba

O ano de 2024 é um marco importante para a BOBST na América Latina, com a celebração de seus 50 anos de atividades na região. A empresa é reconhecida como uma das principais fornecedoras globais de equipamentos e serviços para o processamento, impressão e conversão de substratos na indústria de embalagens.

Em 1974, a BOBST inaugurou sua primeira unidade fora da Suíça, seu país de origem, estabelecendo a fábrica da Bobst Latinoamerica do Sul em São Paulo, Brasil. Essa escolha estratégica visava trazer a experiência da BOBST do mercado europeu para uma escala global. A primeira máquina dobradeira-coladeira da região foi vendida para a Impressora Paranaense, uma das principais fabricantes de embalagens de papel cartão do Brasil na época.

Jean-Pascal Bobst, CEO da BOBST, expressou seu orgulho ao comemorar o cinquentenário da operação na América Latina, destacando a importância da região na expansão global da empresa. ” A BOBST é reconhecida como líder global em máquinas para conversão de embalagens, e nossas operações na América Latina são um grande exemplo de como nosso compromisso com a excelência ressoa com os convertedores de embalagens no mundo todo.” Ele ressaltou a liderança da BOBST em máquinas de conversão de embalagens, citando as operações na América Latina como exemplo do compromisso da empresa com a excelência e a satisfação dos clientes em todo o mundo.

Eduardo Petroni, diretor Geral da Bobst Latinoamerica do Sul, enfatizou a relação de longa data com os clientes brasileiros. “Há cinquenta anos a BOBST tem um relacionamento fantástico com clientes em todo o Brasil e além. No setor de papel cartão, por exemplo, mantemos uma média de 70% de participação no mercado. Isso reflete não apenas o que a BOBST traz ao mercado em termos de inovação e desempenho, mas a confiança que nossos clientes têm em nós para oferecer serviços e suporte de classe mundial. Também temos uma vantagem crítica em ter a produção de máquinas no mercado local e, notadamente, nossos clientes podem acessar os benefícios das linhas de crédito locais”. Petroni destacou ainda a confiança dos clientes na BOBST. “Ao refletirmos sobre os 50 anos no mercado latino-americano, é claro que agradecemos sobretudo aos clientes fiéis que tem confiado em nós por todos esses anos para tornar o negócio um sucesso tão duradouro.”

Início das atividades da Bobst no Brasil

Após estabelecer sua presença local em 1974, a BOBST expandiu suas instalações e adquiriu, nos anos 1980, sua fábrica em Mauá (SP). Em 1996 transferiu-se para cidade de Itatiba (SP), e em 2020 transferiu suas operações de produção para uma nova fábrica de última geração de 18.000 m2 na mesma cidade. A operação fabrica as linhas líderes mundiais da BOBST de máquinas de corte e vinco, como NOVACUT e VISIONCUT, e dobradeiras-coladeiras, como EXPERTFOLD e NOVAFOLD, além de uma variedade de periféricos e acessórios para convertedores de embalagens de papel cartão nas Américas e em todo o mundo. A unidade produtiva de Itatiba tem capacidade para produzir cerca de 50 máquinas BOBST de alto desempenho por ano. Além disso, conta com equipe completa de suporte técnico para todas as indústrias de embalagens em que atua – papel-cartão, papelão ondulado, embalagens flexíveis e rótulos.

Eduardo Petroni destacou ainda o compromisso contínuo da BOBST com a inovação tecnológica, automação e digitalização para impulsionar o sucesso dos clientes na região. “Ao longo de 50 anos no mercado latino-americano, vimos a evolução das tecnologias de embalagem reinventarem completamente a indústria. A BOBST vem liderando essa indústria há muito tempo, colocando o foco em eficiência e desempenho das suas tecnologias, bem como automação e digitalização. Continuaremos empenhados em alavancar a visão da BOBST para o futuro do mundo das embalagens e impulsionar o sucesso dos nossos clientes na região por meio de inovações tecnológicas, equipamentos de classe mundial, e o modelo de serviço mais confiável”, ele finaliza.

COMENTÁRIOS