Krones e Coca-Cola eliminam plástico de embalagens secundárias na Áustria

A combinação de uma tecnologia inovadora da Krones e uma forte parceria internacional com a Coca-Cola HBC levou ao mercado da Áustria uma solução de embalagem secundária sem plástico. A LitePac Top Strap 100% reciclável e sem plástico faz parte de um novo sistema de embalagem secundária da Krones denominado LitePac Top. A solução permite que os consumidores levem para casa multipacks com garrafas PET de 1,5 litro de Coca-Cola, Fanta e Sprite com segurança e de forma sustentável.

A LitePac Top Strap é aplicada na planta de Edelstal da Coca-Cola HBC com o uso de uma embaladora Variopac Pro, da Krones. As garrafas PET nas embalagens são mantidas em formação por clipes de papelão com alça integrada abaixo do gargalo da garrafa. Uma faixa feita de papel kraft resistente a rasgos, que envolve as garrafas, proporciona segurança adicional no transporte e, ao mesmo tempo, oferece uma superfície funcional para códigos de barras ou mensagens publicitárias individuais. Tanto a faixa quanto o clipe de papelão são feitos de matérias-primas 100% renováveis e recicláveis.

“Com a LitePac Top, a Krones busca oferecer uma alternativa sustentável ao filme retrátil convencional (shrink). Isso envolve a substituição do filme retrátil por um clipe superior e uma faixa de matérias-primas renováveis. Ao eliminar o shrink, o consumo de energia durante o processamento é significativamente reduzido. Nossa série de máquinas Variopac, que foi expandida para incluir funções de aplicação de clipes e faixas, é usada para esse propósito na produção. Estamos particularmente satisfeitos por, junto com a Coca-Cola HBC, sermos capazes de usar essa nova tecnologia pela primeira vez nas instalações de Edelstal e, assim, dar uma contribuição importante para a estratégia de sustentabilidade da empresa. O que se destacou neste projeto foi a cooperação eficiente de todos os parceiros do projeto, desde a ideia até a implementação no menor tempo possível”, explica Wolfgang Huber, chefe do Centro de Pedidos e de Gerenciamento de Produtos e Tecnologia de Embalagem da Krones.

“Esta é a primeira solução deste tipo de embalagem secundária para multipacks de 1,5 litro de Coca-Cola, Fanta e Sprite. É o resultado da nossa mentalidade empreendedora, de uma crença absoluta na colaboração com parceiros de confiança e do nosso foco em alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2040”, afirma Marcel Martin, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Coca-Cola HBC.

Depois que a LitePac Top Strap provou seu valor nos testes, o lançamento no mercado na Áustria já começou em setembro. Estima-se que a introdução da LitePac Top na Áustria irá poupar cerca de 200 toneladas de plástico por ano e reduzir significativamente os custos de energia na produção.

Ivo Bjelis, diretor da Cadeia de Fornecimento da Coca-Cola HBC, acrescenta: “Sabemos que para abrir novos caminhos e fazer progressos reais em direção ao net zero, devemos trabalhar com empresas que partilham os nossos objetivos de sustentabilidade. E esta solução oferece uma oportunidade real de retirar o plástico das embalagens secundárias”.

COMENTÁRIOS