Ajinomoto do Brasil anuncia parceria com a Rede pela Circularidade do Plástico

A Ajinomoto do Brasil anunciou parceria com a Rede pela Circularidade do Plástico e o projeto Circula Flex, com o objetivo de aumentar a circularidade das embalagens plásticas. Alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a empresa está comprometida em cumprir metas como a redução de gases de efeito estufa e de resíduos plásticos, perda e desperdício de alimentos, e de tornar sua cadeia de suprimentos sustentável até 2030.

A Rede pela Circularidade do Plástico, iniciativa mobilizada pela ABIPLAST desde 2018, que hoje conta com mais de 70 membros, é um espaço de cooperação entre os atores da cadeia produtiva do plástico com o objetivo de propor soluções e desenvolver projetos em prol da economia circular desse material, com foco em embalagens. Soluções e projetos que incluem desde iniciativas voltadas para melhorar o design das embalagens plásticas com foco em reciclagem, como o Retorna e os Guias de Design para embalagens plásticas rígidas e flexíveis, até ações para produtos específicos como o CirculaFlex voltado para fortalecer a logística reversa de embalagens flexíveis.  

A parceria ressalta o compromisso da companhia com a promoção da circularidade do plástico e sua contribuição para um futuro mais sustentável. “Embora o plástico seja muito importante na indústria alimentícia, garantindo a segurança e facilitando o transporte dos alimentos, é vital reconhecer os impactos ambientais associados ao seu descarte inadequado. Por isso, estamos empenhados em buscar alternativas de produção, promover a reutilização, garantir a correta destinação como resíduo e viabilizar a reciclagem do material”, afirma a gerente da área de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil, Janaína Padoveze.

O foco inicial da parceria serão as embalagens da divisão de Alimentos da companhia, que engloba as marcas do varejo, buscando estabelecer e fortalecer a circularidade. “Esperamos otimizar o uso de plástico, diminuir a poluição ambiental, reduzir a geração de gases de efeito estufa e fortalecer nossas parcerias com os stakeholders”, diz Janaína.

Quando se trata da coleta e reciclagem dos resíduos plásticos, a empresa reconhece os desafios logísticos e operacionais, e reafirma o compromisso em enfrentá-los em cada etapa da cadeia. “Entendemos que a coleta seletiva é crucial na promoção da circularidade do plástico. Por isso, estamos empenhados em atuar em todas as fases, desde a coleta até a reciclagem, colaborando com cooperativas, recicladores e convertedores de embalagem. Nosso objetivo

 é identificar e resolver os desafios envolvidos, ultrapassando as questões logísticas e operacionais, e impulsionando a educação ambiental e a transformação cultural”, conclui a executiva.

COMENTÁRIOS