Indústria de embalagens plásticas flexíveis cresce 1º semestre

A indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis cresceu 4,3% no primeiro semestre de 2023 em comparação a igual semestre de 2022, conforme apontou pesquisa feita pela Maxiquim para a ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis). O consumo aparente também cresceu 6% no mesmo período.

A alta significou uma produção de 1 070 mil toneladas e um consumo de 1 041 toneladas no período, tendo PEBD (polietileno de baixa densidade) e PEBDL (polietileno linear de baixa densidade) com 77% de participação no total; na sequência veem PP (polipropileno), com 16% de participação, e PEAD (polietileno de alta densidade), com 7%.

O presidente da ABIEF, Rogério Mani, diz que “se for considerada a produção em unidades e não toneladas, vemos que esta alta é bem superior. Infelizmente ainda não conseguimos utilizar esta métrica para computar o volume de produção do setor de embalagens flexíveis. Mas ela certamente daria uma visão mais apurada e importante porque reflete os esforços do setor rumo à economia circular. Nos últimos dez anos, a indústria de flexíveis avançou muito neste sentido, promovendo, entre outras coisas, a redução do peso das embalagens, a diminuição do head space e a melhor adequação dos tamanhos. Estamos produzindo embalagens mais leves”.

Outro ponto a destacar na busca pelo aumento da reciclagem e da circularidade das embalagens flexíveis, evidenciado pelo estudo da Maxiquim, é que as embalagens monocamada predominam, com uma participação de 56% no total produzido.

Em média, 80% dos filmes produzidos no Brasil se destinam à produção de embalagens, tendo a indústria de alimentos como o principal cliente, com um market share de 41%. O segundo maior mercado para filmes são embalagens para o varejo (17%), seguidos por agropecuária (13%) e bebidas (12%). As exportações de embalagens plásticas flexíveis brasileiras também tiveram um desempenho positivo nos primeiros seis meses de 2023, com uma alta de 3,8% em comparação ao último semestre de 2022.

“Estamos otimistas em relação ao fechamento do ano. Especialmente quando consideramos a produção industrial que, em junho, reverteu uma queda que ocorria mês a mês desde dezembro de 2022”, ressalta Rogério Mani. Segundo ele, também pesa neste otimismo o fato de a indústria de embalagens plásticas flexíveis representar cerca de 30% da produção total da indústria de transformação de plásticos.

“Por isso, a expectativa é que a demanda brasileira de embalagens plásticas flexíveis siga a trajetória de crescimento registrada nos últimos anos. Este não é movimento local, mas global. Dia a dia vemos produtos nascendo em embalagens flexíveis e outros, existentes, tendo suas embalagens redesenhadas e substituídas por soluções com filmes plásticos”, completa Mani.

A análise do desempenho da indústria realizada pela Maxiquim para a ABIEF contempla todos os tipos de embalagens plásticas flexíveis, além de sacolas e sacos plásticos e filmes utilizados no agronegócio. Segundo a pesquisa, o setor é composto por 4 079 empresas, sendo que mais de 80% estão nas regiões Sul (1 166) e Sudeste (2 239).

COMENTÁRIOS