Pesquisa da GS1 mostra estabilidade no portfólio de produtos das empresas brasileiras

O encerramento de portfólio de produtos das empresas brasileiras está em queda constante. É o que aponta a Taxa de Retração Industrial, calculada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que registra o mês de julho com menos 36,4% empresas encerrando seus itens comerciais em relação ao mês anterior. Nas Micro e Pequenas Empresas (MPE), a taxa mostra no mesmo período diminuição de 34,3%.

Em 12 meses, a Taxa de Retração Industrial registra o total acumulado de 6,5% para Brasil e 10,6% para as MPE. Já na comparação ano a ano, o total é de 31,8% e 34,3%, respectivamente – gráfico abaixo.

Sobre a Taxa de Retração Industrial

A Taxa de Retração Industrial é um levantamento estatístico que gera informações úteis ao monitoramento e antecipação de tendências econômicas, constituindo-se em importante ferramenta para a tomada de decisões nos âmbitos público e privado. É útil para análises econômicas realizadas no meio acadêmico, em consultorias e em organizações públicas. Esse indicador foi criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos e foi concebido com a finalidade de aferir e identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil.

Devido à sua abrangência e com o intuito de manter a confidencialidade e proteger a identidade das empresas, sua publicação ocorre por meio de um número índice, calculado com base média 2012 = 100. São publicados os números Total Brasil e a abertura para Micro e Pequenas Empresas (MPE). O indicador possui poder explicativo direto com significância estatística. A série histórica da Taxa de Retração Industrial inicia-se em janeiro de 2013.

COMENTÁRIOS