Indústria nacional reage e intenção em lançamentos sobe em julho

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de julho – calculado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil – aponta para uma reação da indústria brasileira na intenção de lançar produtos frente ao mês passado. O dado livre de efeitos sazonais cresceu 1,7% em relação a julho.

Na comparação com julho de 2022, apresentou crescimento de 38,5% e no acumulado em 12 meses, aumento de 38,0% com relação ao ano anterior. “No período que contempla os meses entre maio e agosto, normalmente observamos um crescimento no índice, uma vez que as indústrias estão com foco em diversificação de seu portfólio para impulsionar as vendas de final do ano com lançamentos”, explica Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Neste ano não foi diferente, observamos o crescimento no indicador para o mês de julho, mantendo a tendência esperada para o período.”

Nota: A associação salienta que a metodologia do cálculo do índice permanece a mesma, não sendo identificados impactos na série temporal. Desde janeiro de 2023, após ter identificado uma demanda do mercado em apoiar os MEIs-Microempreendedores Individuais, a GS1 Brasil realizou a abertura de novas categorias de filiação voltadas a melhor atender esse público. Com isso, temos observado um crescimento na identificação dos produtos comercializados por estas empresas, gerando um aumento no volume de solicitação de códigos de barras ao longo dos meses, o que amplia a variação do índice nas comparações com os anos anteriores.

COMENTÁRIOS