Procura por embalagens sustentáveis exige soluções tecnológicas dos fabricantes

A produção de embalagens cresceu vertiginosamente na mesma medida em que o comércio de produtos se sofisticou nas últimas décadas. A embalagem é, a um só tempo, o invólucro que acondiciona e a imagem da marca identificada. Contudo, nos últimos anos ela vem angariando outra condição fundamental: a de ser também sustentável. A busca por parte dos produtores pela embalagem sustentável requer soluções em tecnologia, uma especialidade que a Milliken tem se dedicado com expertise e investimentos já há bastante tempo.

Uma das mais avançadas soluções da Milliken é o aditivo UltraGuard, com otimização do custo-benefício para os fabricantes de embalagens. A empresa desenvolveu know-how para avaliar a resposta de resinas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL) em seus laboratórios.

De acordo com Edmar Nogueira, gerente técnico da Milliken, a indústria de resinas e embalagens vem trabalhando em soluções recicláveis (monomaterial), eliminando camadas metalizadas ou outros polímeros, como Nylon e PET (Polietileno Tereftalato), por exemplo. “Para isto, é necessário otimizar as formulações e, muitas vezes, utilizar tecnologias que promovem aumento significativo de barreira do Polietileno, como o UltraGuard, que melhora a barreira a gases e à gordura em até 60%”, afirma.

O Grupo Huhtamaki, gigante finlandês na produção de embalagens flexíveis, fez parceria com a Milliken para desenvolver um laminado monomaterial mais sustentável na utilização em tubos destinados a cosméticos, pasta de dentes e outras aplicações de cuidados pessoais.

Além disso, continua Nogueira, a empresa desenvolveu ferramentas para estimativa de barreira a gases de estruturas, com alto nível de precisão, que ajudam a reduzir tempo e custo no desenvolvimento de estruturas. “Toda esta estrutura, além de participação nas etapas de formulação e testes, está à disposição de produtores de embalagens, na busca por soluções mais sustentáveis”, destaca.

Ainda segundo o gerente da Milliken, o trabalho desenvolvido em conjunto com empresas parceiras vem resultando em aplicações comerciais, principalmente nos mercados de alimentos secos (leite em pó, castanhas, achocolatados, pães etc), pet food (melhoria de barreira à gordura) entre outros.

A aplicação do UltraGuard Natural 1002, tecnologia que permite aumentar ou proporcionar melhorias de barreira à umidade em embalagens flexíveis de polietileno, pode promover ganhos substanciais, variando de 20% a 60% dependendo da resina e da estrutura aplicadas nas embalagens. Isso sem prejuízo de performance. O UltraGuard é uma solução de alta barreira para embalagens flexíveis de Polietileno. É um produto que possibilita a diminuição da espessura e do peso dos filmes, e em certos casos permite a eliminação da camada metalizada em embalagens, garantindo a obtenção de um monomaterial flexível de polietileno.

COMENTÁRIOS