Avery Dennison lança programa para diminuir resíduos do setor de rótulos e etiquetas

Com o objetivo de fortalecer, criar oportunidades e conectar toda a cadeia de rótulos e etiquetas na América Latina, a Avery Dennison, empresa líder mundial em ciência de materiais, abre nesse mês de julho as inscrições para o projeto AD Conecta. A iniciativa funciona como uma plataforma de inovação aberta que busca por ideias e soluções que contribuam para a redução dos resíduos provenientes dos processos de etiquetagem no meio ambiente, além de oferecer oportunidades para outros temas

Isabela Galli, VP e gerente geral da Avery Dennison na América Latina

O projeto é voltado para empresas em geral, startups, universidades, recicladores, cientistas e pessoas que procurem trabalhar de forma criativa e colaborativa para transpor algumas barreiras enfrentadas pelo setor. O programa é um desdobramento do AD Stretch, iniciativa da multinacional com foco na aceleração de startups, responsável pelo desenvolvimento de quatro projetos-pilotos de destaque na área.    

“Nosso objetivo é continuar impulsionando a inovação e o trabalho conjunto de todos os players do nosso universo de embalagens. Tivemos resultados promissores com o AD Stretch, com muitas histórias de sucesso das startups participantes, que decidimos ampliar essas possibilidades de contribuição para todos àqueles que vivenciam o dia a dia das atividades do segmento que, muitas vezes, esperam apenas uma oportunidade ou um apoio para lançar esses insights”, destaca Isabela Galli, VP e gerente geral da Avery Dennison na América Latina.

Etapas do AD Conecta

O projeto AD Conecta será realizado em várias etapas. Em um primeiro momento, o público poderá inscrever suas ideias ou soluções na plataforma, individualmente ou em equipes, por meio de um formulário, que será avaliado pelo líder técnico responsável, levando em conta a viabilidade e a estratégia da proposta. As ideias aprovadas passarão por uma nova etapa de avaliação, onde os participantes fornecerão mais detalhes de seus insights. Os projetos aprovados serão direcionados para uma seleção final, onde as melhores contribuições serão escolhidas para serem implementadas junto à Avery Dennison.

A Avery Denison já desenvolve também, desde 2019, o programa AD Circular, projeto voltado para a reciclagem e transformação dos resíduos de autoadesivos em produtos, que já reciclou e processou mais de 6 mil toneladas desses materiais.    

“A sustentabilidade é um dos pilares mais importantes para a Avery Dennison, considerada como base para a promoção da inovação. Temos grandes metas de ESG a serem cumpridas até 2030, entre elas, aumentar o volume dos resíduos reciclados, repensar os caminhos dos descartes e aliviar a sobrecarga dos aterros, dando vida nova aos materiais que ainda podem ser reaproveitados. Por isso, nesse primeiro momento voltamos os desafios para as iniciativas de economia circular. No entanto, como o AD Conecta é um projeto que pretendemos manter a longo prazo, futuramente abriremos oportunidades a outros temas da nossa indústria que esperam por resolução”, conclui Isabela.

Aos interessados em participar e contribuir com ideias e soluções ao AD Conecta, as inscrições já podem ser realizadas por meio da plataforma até o dia 1º de setembro.

COMENTÁRIOS