Água em flexível

Embalagem “disruptiva” promete reduzir emissão de resíduos

Reportagem publicada na revista EmbalagemMarca 2-2023

A Oh a Água, marca fluminense de águas alcalinas, inovou no mercado com embalagens inusitadas para a categoria: plástico flexível. A marca foi lançada há cerca de dois anos, mas é fruto de quase 20 anos de estudo. Segundo a empresa, ela possui um sistema próprio de produção, com patente 100% nacional, que “purifica, alcaliniza, saliniza, ozoniza e embala” uma água “alcalina, isotônica, rica em minerais essenciais”. Com o mote de utilizar “garrafas ecológicas”, a ideia surgiu do propósito de promover transformações positivas na vida das pessoas e do nosso planeta, segundo a empresa. “Estávamos inconformados em embalar a reinvenção da água nas soluções convencionais, como copos plásticos, garrafas PET, vidro ou Tetra Pak, todas com mais de três resíduos diferentes, todas pesadas, demandantes de muita energia e emissão de CO2 para produzir, transportar, gelar e reciclar”, afirma Márcio Gonzalez, criador da embalagem e CEO da Oh a Água.

Picote facilita abertura

“Essa indignação nos levou a testar a laminação a frio de polímeros lineares de baixa densidade, formando uma garrafa que, além de sustentável, ficasse em pé, que permitisse a solda térmica, segurança alimentar, produtividade e competitividade na produção, transporte, refrigeração, consumo, coleta e reciclagem”, explica Gonzalez. As embalagens são 100% recicláveis e feitas através da laminação a frio de polímeros lineares de baixa e de diferentes densidades.

“Essa tecnologia possibilitou uma garrafa ‘stand-up pouch’, com apenas 3 gramas de resíduo, inviolável, BPA free, sem nenhuma migração de produtos químicos para o líquido, com a superfície externa polida, antiaderente, trazendo reduções robustas na geração de resíduo, gasto de energia elétrica, emissão de CO2 e de espaço físico”, argumenta o executivo.

As garrafas flexíveis desenvolvidas pela companhia são patenteadas em vários países, e já têm patentes definitivas emitidas nos Estados Unidos, na Rússia, na China e na União Europeia. O despacho é feito em caixas de paleção ondulado que acomodam 30 garrafinhas de 310 mililitros.

O sistema de envase, incluindo os equipamentos, também foram criados pela Oh a Água. “Tanto o sistema de captação, transformação, laminação das embalagens e o envase da água foram desenvolvidos e patenteados pela nossa empresa”, conta Gonzalez.

Embalagem faz pouco após descarte

A primeira fábrica da empresa foi instalada na cidade de Itaboraí, no Rio de Janeiro. A empresa afirma que construirá mais quatro fábricas, em São Paulo, Belém, nos Estados Unidos e no Paraguai. “Entendemos que uma hidratação sem nenhum conservante, corante, estabilizante ou açúcar branco faz enorme diferença para os atletas de alta performance. Não só melhora o desempenho, mas a disposição física, mental, qualidade do sono e condição cardiovascular”, finaliza Marcio Gonzalez.

COMENTÁRIOS