Adesprint instala impressora digital da BOBST para rótulos

A Adesprint, fornecedora de rótulos e etiquetas para os mercados de cosméticos, dermocosméticos, produtos automotivos, papelaria e sanitizantes, acaba de instalar uma impressora digital jato de tinta UV da BOBST.

Com mais de 25 anos de trajetória, a Adesprint iniciou suas atividades com formulários, etiquetas brancas e ribbons. Em pouco tempo, sentiu a necessidade de ampliar a produção para incluir a produção de rótulos e etiquetas autoadesivas, com a adição de uma máquina flexográfica modular, possibilitando a entrada em clientes e tiragens maiores de escala industrial.

Com o objetivo de alcançar mais flexibilidade, veio o primeiro investimento em tecnologia digital, de modo a atender de tiragens curtas a longas. Mas com espírito inovador, e sempre atentos aos lançamentos do mercado, os empreendedores Marco Antonio e Simone Viveiros foram apresentados ao mais novo lançamento na área de impressão digital, a BOBST LB701-UV. Segundo conta Simone Viveiros, Diretora Administrativa da empresa, “foi paixão à primeira vista”, e em seguida começou o planejamento da substituição da tecnologia na operação.

Com a inclusão desse equipamento em suas instalações, a Adesprint dá um novo salto em flexibilidade no gerenciamento de sua carteira de pedidos, já que a nova aquisição, permite a produção desde micro-tiragens até volumes industriais, com qualidade e consistência muito superiores às da flexografia. E mais, com níveis de produtividade extremamente atrativos em relação à pré-impressão e velocidade de impressão.

“Hoje não há dúvida da grande vantagem que a impressora digital por jato de tinta nos proporciona para otimizar nossos processos internos” afirma Simone. “Não sentimos grandes mudanças em relação à pré-impressão e preparação de trabalhos, e o investimento nos permitiu ampliar o número de pessoal especializado na organização, de modo a garantir a transição entre as tecnologias disponíveis de maneira totalmente segura”, completa ela.

O apoio do time BOBST foi fundamental para a implementação rápida e segura do processo de impressão digital na empresa, e principalmente no treinamento das pessoas. Assim que firmado o acordo comercial e antes mesmo da chegada do equipamento, os times de ambas as empresas já estavam trabalhando em conjunto para atenuar a curva de aprendizado, tornando o aprendizado rápido e eficiente. Foram algumas semanas de produção real no equipamento instalado na fábrica da BOBST em Itatiba-SP, para atender os compromissos da Adesprint, além de treinar o time na nova tecnologia. Assim, quando a máquina chegou, em alguns dias já estava instalada e o time treinado para operá-la.

Outro ponto fundamental, foi a capacidade de usar os substratos locais disponíveis no mercado na impressora digital LB701-UV. “Foi uma grata surpresa para nós sabermos que poderíamos usar tranquilamente as mídias locais neste equipamento sem nenhum prejuízo à qualidade que nossos clientes exigem. Fomos orientados desde o início pelo time BOBST e foi uma adaptação extremamente fácil”.  Vale salientar também a grande economia de substratos, já que não há perdas no início e no fim do processo, como em outras tecnologias.

Atendendo a mercados bastante diversos, como papelaria, sanitizantes, alimentício, cosméticos, e farmacêutico, é importante poder trabalhar com uma variedade de substratos. “Um dos nossos principais mercados é o de dermocosméticos, que tem altíssimo nível de exigência em relação à qualidade, com grande utilização de materiais metalizados, porém com volumes menores. Esse investimento nos proporcionou grande agilidade para atender as demandas dessa indústria, com o nível de qualidade exigido”, reforça Simone. “Agora podemos oferecer rótulos com qualidade excepcional e com muito mais agilidade para os nossos clientes”.

Dessa forma, além de um salto de qualidade em impressão digital para aplicações industriais, há um ganho significativo em relação ao tempo de atendimento ao mercado, já que o tempo de desenvolvimento é extremamente rápido, e iniciar a produção é simplesmente um toque na tela de comando do equipamento. “Com esse investimento, aliamos a nossa técnica com a tecnologia da BOBST e até agora o investimento tem atingido todas as nossas expectativas, tanto no apoio técnico quanto no desempenho do equipamento em qualidade, velocidade e redução de perdas de substrato. Uma experiência maravilhosa que estamos vivendo”, finaliza Marco Antonio Viveiros.

COMENTÁRIOS