Klabin inicia a operação de nova máquina de papel cartão do Projeto Puma II

A Klabin colocou em operação a Máquina de Papel 28 (MP28), em Ortigueira (PR). Com tecnologia avançada, o equipamento foi projetado para desenvolver cartões com mais resistência e qualidade, direcionados, principalmente, para os segmentos de alimentos e bebidas, como embalagens longa vida, packs para latas e garrafas de bebidas, industrializados (cereal, chocolate, pizza, entre outros) e para o setor de food service (copos e bandejas). A nova máquina possui 300 metros de extensão e tem capacidade para produzir 460 mil toneladas anuais, com flexibilidade para White Top Liner e Kraftliner. A Máquina 28 permitirá também que a Klabin desenvolva o papel-cartão branco, reforçando o seu modelo de negócio integrado e diversificado, e consolidando a empresa como uma das maiores produtoras de papel cartão do mundo.

Com aporte de 12,9 bilhões de reais, o Projeto Puma II é o maior investimento nos 124 anos de história da Klabin. A primeira etapa do projeto foi marcada pelo startup da Máquina de Papel 27 (MP27), em 2021, que produz o Eukaliner, papel Kraftliner feito 100% com fibras de eucalipto, que permite redução da gramatura com aumento da resistência e melhor qualidade de impressão nas embalagens de papelão ondulado, além de otimizar área florestal necessária para a sua produção, ou seja, menos recurso para a fabricação do mesmo volume de papel. “O investimento da Klabin no Projeto Puma II foi essencial para nos prepararmos para o crescimento que almejamos no segmento de papéis para embalagens. Acreditamos no papel-cartão como uma das rotas de geração de valor a partir de um mix de produtos diversificado, que promove mais flexibilidade para os nossos negócios”, ressalta Flávio Deganutti, diretor do negócio de papéis da Klabin.

“O início da operação da MP28 é o principal marco da segunda etapa do Projeto Puma II e representa um expressivo momento para a nossa história. Avançamos ainda mais em inovação e tecnologia, com um projeto estado da arte, que será referência mundial em sustentabilidade, com menor uso específico de água, energia e químicos, além de elevado grau de automação, em linha com a Indústria 4.0”, afirma Francisco Razzolini, diretor de tecnologia industrial, inovação, sustentabilidade e projetos da Klabin.

COMENTÁRIOS