Papirus avança em novas frentes de modernização da fábrica

A Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do País, deu novos passos e avançou em seu plano de investimento de 30 milhões de reais anunciado em 2021 para modernizar e ampliar sua capacidade produtiva. Nos últimos meses, a empresa instalou novos equipamentos e promoveu intervenções em diversas áreas da fábrica, com o objetivo de agregar mais agilidade, eficiência e qualidade aos seus processos.

Entre as ações, a Papirus concluiu o investimento de cerca de 1,5 milhão de reais para a aquisição e instalação de uma nova caldeira a gás natural, que aumentou significativamente sua capacidade de produção de vapor, e está garantindo um abastecimento ainda mais seguro e confiável.

José Cláudio Moreira, gerente industrial da Papirus explica que além da caldeira de biomassa, principal fonte de energia da fábrica, e da caldeira reserva de gás natural, a empresa dispõe agora de uma segunda caldeira reserva de gás natural, com capacidade para 15 ton/h. “Temos agora uma capacidade total de 39 ton/h de vapor”, conta.

Outra melhoria significativa em andamento é a construção de duas torres de 600m³ cada uma, para armazenamento de massa e água branca da linha do miolo. Essas torres trarão mais estabilidade em todo o processo de preparação de massa e melhores condições para retirada do refugo (quebra do papel) da máquina, além de permitir um volume de armazenamento maior. A empresa também instalará dois novos hydrapulpers para recolher e desagregar o material em caso de ocorrências na máquina.

Já entre os novos equipamentos instalados, e que representaram um investimento de cerca de 4 milhões de reais, está a nova embaladeira de bobinas para atender à crescente demanda do mercado interno e externo. Com essa nova máquina, a empresa passa a embalar bobinas de até 1,80 metros e até 2.500 kg, o que representa um avanço significativo em sua capacidade de produção. O equipamento se soma à máquina anterior, com capacidade para embalar boninas de até 1,50 metros e 1400 kg.

Outra novidade é cortadeira sincronizada com melhor qualidade de corte, que agregou um ganho de 8% de produtividade. “Os novos equipamentos trouxeram mais eficiência para nossa operação, tornando a empresa ainda mais competitiva”, afirma Laudo Tognetta, gerente de Acabamento da Papirus.

Em termos gerenciais, a Papirus está adotando o sistema Greycon de planejamento e controle de produção. Rodrigo Giordano D’Arcadia, gerente de Supply Chain e Logística da Papirus, explica que o sistema está em fase de ajustes de métricas para a realidade da indústria de papel cartão. “Nossa expectativa é termos mais agilidade na geração de dados e nas tomadas de decisão em relação ao planejamento e controle de produção. Além disso, os benefícios serão sentidos no pós-venda, já que a equipe comercial terá informações atualizadas sobre o momento em que o pedido ficará pronto, o que também auxiliará na expedição e na programação de transporte”, diz.

A Papirus planeja ainda uma parada programada no segundo semestre deste ano para realizar melhorias em sua máquina de papel. Entre as intervenções previstas está a instalação de uma nova caixa de entrada do miolo, que proporcionará mais estabilidade e qualidade na produção de papel cartão, além de aumentar a capacidade da máquina em 25%.

COMENTÁRIOS