Novelis inaugura polo de inovação

A Novelis, fabricante de laminados e reciclagem de alumínio, inaugurou seu primeiro Centro de Soluções ao Cliente (CSC) voltado para o mercado de latas para bebidas na América do Sul. A primeira fase do projeto recebeu investimentos de 20 milhões de reais e deverá atender de forma personalizada as demandas dos fabricantes de embalagens.

O espaço, em São José dos Campos (SP), possui 3 mil metros quadrados, contempla laboratórios equipados com tecnologias de ponta, sala de treinamento, bem como áreas de reunião e estações de trabalho. O novo polo terá foco em implementar soluções cocriadas entre a Novelis, seus clientes e parceiros, a fim de acelerar as inovações, bem como fomentar o uso de alumínio, além de avançar rumo às metas compartilhadas de sustentabilidade. 

Nesse sentido, um exemplo prático, segundo a Novelis, é a concepção de produtos com menor pegada de carbono e maior conteúdo reciclado. Hoje, as chapas fornecidas pela companhia para a fabricação de latas de bebidas são constituídas de mais de 80% de conteúdo reciclado, e a expectativa é a de aumentar ainda mais esse percentual. 

O Centro de Soluções ao Cliente será também um local de compartilhamento de conhecimento, por meio de workshops e encontros do setor. Os focos técnicos de atuação do CSC são metalurgia, revestimentos, automação e modelagem. 

“O mercado sul-americano de latas para bebidas tem crescido nos últimos anos e, à medida que isso acontece, a demanda por soluções para embalagens de alumínio cada vez mais sustentáveis também aumenta. Alinhados a isso, estamos trazendo recursos inéditos para que nossos clientes e parceiros possam encontrar, no Centro de Soluções ao Cliente, o que há de mais inovador em termos de desenvolvimento e pesquisa nessa área. Aportamos também nossa expertise de décadas na produção de um alumínio cada vez mais verde e com menor pegada de carbono”, explica Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul.

O projeto conta com o suporte da InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo, que permitiu a aproximação da empresa com o Parque Tecnológico de São José dos Campos.

COMENTÁRIOS