Vendas da Papirus crescem 7% em 2022

A fabricante de papel cartão Papirus encerrou o ano de 2022 com desempenho acima da previsão e da média do setor. As vendas no mercado interno cresceram 7%, enquanto as exportações aumentaram 1%. O crescimento é resultado da estratégia de expansão da capacidade de produção da companhia tomada anteriormente e praticamente concluída em 2022, bem como da estratégia de desenvolver produtos sustentáveis, em sua maioria fabricados com o uso de aparas pós-industriais e pós-consumo, dentro do projeto de economia circular da empresa.

Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e Marketing da Papirus

O consumo aparente de papel cartão, resultado da produção nacional descontadas as exportações e incluídas as importações, registrou um aumento de 3% de janeiro a dezembro, de 700 para 721 toneladas, em comparação ao mesmo período de 2021, enquanto as exportações tiveram uma queda de 35%, segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). “Nesse cenário, a Papirus contabilizou um aumento expressivo de vendas, e isso demonstra o acerto de nossa decisão de crescer com foco em produtos que utilizam aparas pós-consumo e pós-industrial, em um cenário que, global e localmente, volta-se cada vez mais aos produtos sustentáveis”, afirma Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e Marketing da Papirus.

Na avaliação do executivo, o ano de 2022 foi de muitos desafios para a economia brasileira e global e para os diversos setores de atividades. “Entramos em um momento de reacomodação após a pandemia. O ritmo de oferta retomou os patamares de normalidade, com a China voltando ao mercado de papel cartão”, ele diz. “A queda do custo dos fretes também influenciou a oferta, fazendo com que os estoques voltassem a um patamar regular de mercado. Do lado da demanda, verificamos uma queda na Europa e na região do conflito entre Rússia e Ucrânia, e uma expansão moderada nos demais continentes”, explica Varella. Nesse contexto, a Papirus conseguiu crescer acima do mercado.

De acordo com a Papirus, outro ponto a favor do crescimento da empresa foi o desenvolvimento de produtos voltados à fabricação de bandejas e copos de papel para o atendimento dos mercados de delivery e fast food. “Essas são tendências que seguirão em crescimento, e que ajudarão a sustentar o mercado no primeiro semestre de 2023 nos mesmos patamares de 2022”, acredita Varella.

COMENTÁRIOS