Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE) apresentou uma proposta para proibir a distribuição de sachês de açúcar e de frascos de xampu em hotéis. A proposta de regulamento prevê que as embalagens descartáveis, como sachês, bisnagas, tabuleiros e caixas, sejam expressamente proibidas para todo o setor de hotelaria, restaurantes e cafés. Caso o texto seja aprovado pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu, será obrigatório em todos os 27 países membros do bloco.
O texto indica a proibição de todas as embalagens descartáveis contendo “porções individuais ou porções, utilizadas para condimentos, conservas, molhos, cremes para café, açúcar, com exceção das embalagens fornecidas juntamente com os alimentos prontos para a entrega ou para consumo imediato, sem necessidade de qualquer outra preparação”.
“Para resolver o problema de embalagens claramente desnecessárias, algumas formas de recipientes serão proibidas, como invólucros descartáveis para alimentos e bebidas consumidos em restaurantes e cafés, embalagens descartáveis para frutas e legumes, frascos em miniatura para xampu e sabonetes nos hotéis”, diz a proposta da Comissão Europeia.