Nespresso anuncia projeto de cápsulas compostáveis de papel

A Nespresso anuncia uma nova gama de cápsulas compostáveis produzidas à base de papel. A nova linha será testada inicialmente na França e na Suíça no sistema Nespresso Original e deverá ser lançada em vários outros países europeus dentro de um ano.

Após três anos de pesquisa e desenvolvimento, a Nespresso criou uma cápsula à base de papel compostável que acomoda o café sem comprometer a experiência do sabor. A demanda dos consumidores por embalagens compostáveis está aumentando, e cerca de 45% dos franceses agora fazem compostagem doméstica de um ou mais tipos de resíduos biodegradáveis.

Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso, diz que expandir os limites das experiências refinadas de café faz parte da inovação da Nespresso. “Desde que nos tornamos uma Empresa B Certificada, no início deste ano, estamos mais comprometidos do que nunca em ampliar as escolhas sustentáveis que oferecemos aos nossos consumidores. Temos o prazer de anunciar nossa primeira cápsula compostável à base de papel, que complementará nossa oferta de cápsulas de alumínio recicláveis e feitas com 80% de alumínio reciclado. Trata-se de mais uma escolha sustentável, sem comprometer a qualidade”, ele afirma.

Vários aspectos da cápsula apresentam tecnologia proprietária, incluindo o revestimento de biopolímero dentro da cápsula que protege o café contra a oxidação.

De acordo com Julia Lauricella, diretora do Nestlé System Technology Center, “nossos 40 anos de experiência em sistemas de café nos permitiram, juntamente com o Nestlé Institute of Packaging Sciences, desenvolver uma cápsula à base de papel compostável, compatível com as máquinas da Linha Original da Nespresso, que atende e supera as altas expectativas que os consumidores da Nespresso têm em termos de preservação dos aromas e sabor do café. Combinamos um processo de alta precisão no desenvolvimento de cápsulas feitas com polpa de papel com uma camada biodegradável que protege contra oxidação para preservar nosso café no transporte, armazenamento e durante a extração de alta pressão em nossas máquinas”.

O produto é certificado para compostagem, tanto doméstica quanto industrial, pela TÜV Austria, organismo certificador internacional. Em alguns países, incluindo a França, onde a Nespresso está introduzindo o projeto piloto desta linha, essas cápsulas são aceitas no serviço de coleta pública de resíduos biodegradáveis.

A Huhtamaki, fornecedora global de soluções de embalagens sustentáveis, foi uma das parceiras no desenvolvimento desta nova cápsula à base de papel. Charles Héaulmé, CEO da companhia, explica que “parte dessa inovação revolucionária é o resultado da combinação de polpa de papel de fibra de madeira, um material natural renovável, comprimida em uma cápsula de café usando nossa tecnologia de alta precisão, criando outra alternativa sustentável para os apaixonados pela Nespresso.”

Recentemente, a Nestlé iniciou a comercialização de cafés da linha Dolce Gusto em cápsulas de papel no Brasil.

Linha de produção das cápsulas de papel

COMENTÁRIOS