Nestlé lança no Brasil primeira cafeteira de cápsulas compostáveis de papel

A Nestlé anuncia o lançamento de Nescafé Dolce Gusto NEO, primeira máquina que vai trabalhar com cápsulas produzidas em papel no mundo. O Brasil é o primeiro país a receber a inovação e produzirá 100% das cápsulas na fábrica sustentável de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG). 

Com foco na sustentabilidade desde o desenvolvimento das cafeteiras até o pós-consumo das cápsulas, o sistema NEO é resultado de cinco anos de pesquisas inovadoras. Além da máquina inteligente, que se conecta ao celular, a perfeição do preparo e a qualidade das bebidas são diferenciais inéditos no segmento.

“NEO é o futuro do sistema de cápsula”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil. “Tornar a sustentabilidade escalável é o grande desafio da indústria. E NEO é um marco tecnológico de baixo impacto ambiental que privilegia a experiência do café, com foco na alta qualidade, do cultivo à xícara final. Trata-se de uma evolução sem precedentes”, completa Melchior.

Feitas com papel certificado pela organização não governamental FSC (Forest Stewardship Council) e um polímero biodegradável compostável, a cápsula protege o café de alta qualidade da oxidação e garante a extração perfeita. Além disso, as cápsulas de NEO foram criadas para se decompor ao exemplo das cascas de fruta: de forma natural e em cerca de seis meses. Possuem os selos OK Compost Home e OK Compost Industrial, que comprovam sua compostagem doméstica e industrial pela certificadora ambiental TUV Áustria.

Usando a chamada tecnologia SmartBrew, a máquina é capaz de identificar qual cápsula foi inserida em seu compartimento e ajustar parâmetros diferentes para extrair o café de forma perfeita, incluindo quantidade e temperatura da água e tempo de processamento.

Vindo de fazendas localizadas no Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Espírito Santo, o café Nescafé Dolce Gusto NEO é 100% certificado por sistemas líderes no mundo para o cultivo e processamento sustentável de café, como o Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C), AtSource, Rainforest Alliance, entre outros.

São dez opções de café: seis da Linha Regular — Espresso Delicate, Espresso Dark, Lungo Dark, Ristretto Intense, Caseiro Delicate e Caseiro Dark; dois orgânicos: Lungo Cerrado Orgânico e Espresso Sul de Minas Orgânico; e dois da marca Starbucks: Americano House Blend e Espresso Roast.

Ao passo que as cápsulas de NEO são compostáveis, feitas para desaparecer, as máquinas foram projetadas com foco na durabilidade. A partir do compromisso com a inovação sustentável de ponta a ponta, seu design resistente foi criado para dez anos de uso. Cuidadosamente pensada a fim de evitar o desperdício e prezar o meio ambiente, cada máquina é feita com peças de alumínio e plástico reciclados e pode ser reparada com muito mais rapidez e facilidade que as comuns. Com desligamento automático, também garante consumo eficiente de energia.

Não por acaso, o Brasil será o primeiro mercado consumidor do lançamento global. “Uma tecnologia desse porte honra a qualidade do café brasileiro, alçando a entrega do produto a outro nível de sabor e experiência”, explica Rachel Muller, Vice-presidente de Cafés e Bebidas da Nestlé Brasil.

As cápsulas serão produzidas na Fábrica Triplo Zero, de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG). Primeira unidade da Nestlé no mundo a receber certificação de Impacto Ambiental Neutro em todas as etapas industriais, a fábrica utiliza somente água de reuso, não gera resíduos para aterros, e neutraliza 100% das suas emissões (daí estampar o título Triplo Zero). Para a fabricação das cápsulas de NEO, a unidade ganhou uma nova linha de produção, automatizada a partir de conceitos da indústria 4.0, com mão de obra altamente capacitada.  A previsão de investimento no Brasil é de R$ 300 milhões.

COMENTÁRIOS